segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Últimas apresentações de "O Inspetor Geral" em São Paulo


Em cartaz desde outubro no teatro do SESI Vila das Mercês, o espetáculo teatral O Inspetor Geral, do Teatro Popular de Ilhéus, faz as últimas apresentações desta temporada em São Paulo. Até o dia 27 deste mês, as apresentações acontecem às 19 horas nas sextas e sábados e às 20 horas aos domingos. Além do texto em cordel, escrito por Romualdo Lisboa, a comédia é recheada por outros instrumentos como cancioneiro nordestino, xilogravura e teatro de bonecos. Para este trabalho, o grupo se inspirou no Movimento Armorial, encabeçado por Ariano Suassuna nos anos 1970. Selecionado pelo SESI-SP no edital de montagens inéditas, O Inspetor Geral estreou no dia 13 de maio no teatro do SESI A. E. Carvalho, onde cumpriu temporada de dois meses. Sempre com sessões lotadas, o espetáculo não só agrada o público em geral, mas também tem recebido críticas positivas de especialistas. Em texto publicado no site www.teatrojornal.com.br, o crítico teatral e jornalista Valmir Santos declara que “ao apropriar-se do clássico O inspetor geral, de Nikolai Gógol, o Teatro Popular de Ilhéus exercita uma espécie de antropofagia com causa. Subverte as artimanhas do andar de cima com as ferramentas e a poética da cultura popular”.

O Inspetor do TPI é a segunda parte da comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um Prefeito, que estreou em novembro de 2007. Em Teodorico, o prefeito é cassado, dando lugar ao vice. O Inspetor Geral apresenta os eventos que ocorrem com Gilton Munheca, ex-vice prefeito, depois de receber a notícia de que um inspetor do Governo Central visitará Ilha Bela para saber a quantas andam a administração do lugar.

Após despedir-se do público paulista, o Teatro Popular de Ilhéus se prepara para estrear o seu Inspetor na Bahia. O espetáculo foi selecionado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia para realizar temporada todas as segundas-feiras do mês de dezembro na capital baiana. Mas, em 2012 a peça volta à terra da garoa. A convite do SESI-SP, a comédia estará em cartaz a partir do dia 1o de fevereiro no Teatro Ruth Cardoso.

Mais de 16 anos de história

O Teatro Popular de Ilhéus surge em 1995, fundado pelo ator e diretor Équio Reis. Nesses 16 anos, foram dezenas de montagens e intervenções artísticas nas comunidades. Desde o início, as manifestações da cultura popular sempre estiveram inseridas na tentativa de retomar a própria identidade cultural e o teatro popular como mecanismo de transformação social. As ações sempre estiveram aliadas a pesquisa sobre o Teatro Épico de Bertolt Brecht. A estreia do grupo foi com a encenação de A estoria engraçada e singela de Fuscão – o quase capão - e o Cabo Eleitoral, de Équio Reis. Desde então o grupo tem se destacado pelo processo continuado de pesquisa estética, realizando temporadas na Bahia, Rio de Janeiro e em São Paulo. De 25 de abri a 1o de maio de 2001, participou da VI Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, organizada pela Cooperativa Paulista de Teatro.
Serviço:

Quando: Sexta e sábado às 19h, domingo às 18h, até 27 de novembro
Onde: Rua Julio Felipe Guedes | SESI Vila das Mercês

O Inspetor Geral

Elenco:
Hermilo Menezes
Tânia Barbosa
Potira Castro
Elielton Cabeça
Rogério Matos
Ely Izidro
Guilherme Bruno
Takaro Vítor
Aldenor Garcia
Cenografia - C. Makalé
Figurinos, Maquiagem e Adereços - Justino Vianna
Iluminação - Ely Izidro
Composições e Trilha Sonora - Elielton Cabeça
Direção de Produção - Elson Rosário

Texto e direção - Romualdo Lisboa

Nenhum comentário: