sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Grupo Teatral Maktub e a palhaçaria na cidade de Ilhéus



O Grupo Teatral Maktub vem se firmando no cenário local como um dos grupos que dialoga com várias linguagens inclusive a de palhaços na cidade de Ilhéus. O espetáculo "Homens ajudam homens?" que é inspirado na peça Didática Baden Baden de Bertolt Brecht e está em cartaz na Casa dos Artistas vem conquistando públicos de várias idades. "As pessoas saem do espetáculo com mais esperança no ser humano e nós que estamos no palco saímos com aquela sensação de dever cumprido, de ter usado a ferramenta teatro em prol da reflexão e quem assistiu a estréia em setembro e reassistiu o espetáculo, vê que há um aprimoramento da proposta" ressalta o ator Ed Paixão.

O figurino trás referências do palhaço clássico, do bufão, do arlequim e do palhaço moderno. O cenário é uma homenagem ao circo. Antes do espetáculo em si, os palhaços apresentam na rua, um número clássico da palhaçaria mundial "As Lavadeiras". Quando o público entra no Teatro Pedro Mattos é presenteado com outro número mudo da palhaçaria mundial "O Garçom", imortalizado pelo saudoso palhaço italiano Nani Colombaioni e ambos os números conseguem envolver e divertir os presentes. Os dois números e outras técnicas foram passados para o grupo pelo Doutor em Palhaçaria, Demian Reis numa das oficinas do projeto do SATED – Retrate Interior. 

"Eu fiquei muito satisfeito com o que vi nos números clássicos, muito envolventes. Eu não sabia se o espetáculo também seria mudo e tinha medo caso não fosse que desconstruísse o que tinha visto até então, mas quando a peça começa e os palhaços abrem a boca e falam pela primeira vez, é maravilhoso, é muito gostoso ouvir as vozes deles e a peça tem muitas imagens lindas e poéticas" Afirma Romualdo Lisboa, diretor do Teatro Popular de Ilhéus. O Grupo Teatral Maktub além de manter este espetáculo em cartaz, também está preparando novos números de palhaços, inclusive de autoria dos próprios atores com estréia prevista para o dia 10 de dezembro, dia do palhaço, durante a 1ª Palhasseata Ilheense com o tema "Dia mundial do Palhaço" promovida pela trupe.

O diretor Fábio Nascimento explica que a palhaçaria do grupo tem como referências os filmes de Charles Chaplin, o período do cinema mudo, além do desenho animado, teatro de marionetes, ventríloquo entre outras.  Uma das metas do grupo é desconstruir a imagem do palhaço de consumo, infantilizado que é muito enfatizado na televisão e no comércio. "Palhaço é um ser universal que consegue dialogar com pessoas de todas as idades provocando o riso ingenuamente, sem forçar. Quando o palhaço tenta fazer os outros rirem, ele se torna sem graça", afirma o diretor. Toda a pesquisa do grupo Teatral Maktub é baseada em publicações sobre o tema e estudos acadêmicos.

Nenhum comentário: