Galeria Hans Koella

Para pauta: (73) 8834-4684

                    Vídeo Instalação - O que você vê no Lixo?              







Curdos, Uma Nação Esquecida
Em agosto de 2009 houve a exposição fotográfica Curdos, Uma Nação Esquecida,do fotógrafo e escritor Rogério Ferrari, que desenvolve de forma autônoma o Projeto Existências-Resistências, uma documetação fotográfica sobre a realidade e luta de povos e movimentos que lutam por terra e pelo direito básico de existir com dignidade: palestinos, curdos, Zapatistas, Sem Terra no Brasil, e recentemente o povo do Sahara Ocidental, refugiados no deserto do Sahara, na Argélia, e nos territórios ocupados pelo Marrocos. 
 
                                         Expovaral                                             
Em setembro a exposição foi do fotógrafo Andre Relvas que mostrou um outro olhar sobre a sociedade, com fotos de feiras, pescadores e comunidades pobres de Ilhéus, somada com a exposição do artista plastico Ayam Hohlenwerger Matos relatando, na tecnica filisminográfica(desenhos que são feitos com caneta esferográfica e depois são betumados no papel cartão), a cultura indígena. A Exposição do Varal teve as fotos e as gravuras expostas de forma inusitada penduradas em varais de sisal, presas com pregadores e intercaladas com peças aleatórias de roupas:




 

                          Exposição das Crianças                                   

No mês de Outubro a exposição da galeria ainda com o modelo de varal, foi feita pelas próprias crianças. Uma parte dos desenhos foi adquirido como forma de ingresso para assistir o espetáculo infanto juvenil O Auto do Boi da Cara Preta, feito pelas crianças da creche do bairro Novo Ilhéus. A outra parte da exposição foi destinada às crianças que vieram assistir o cine clube Équio Reis, que nesse mês contou com uma programação de filmes infantis. As pinturas e desenhos foram realizadas ao término do filme onde as crianças expressaram o que sentiram e depois essas pinturas foram penduradas no varal onde ficaram expostas até dia 05 de Novembro.



                                      Todos Negros                                          
Em novembro , mês da consciência negra, no ano de 2009, a exposição Todos Negros mostra parte do acervo histórico do terreiro Matamba Tombenci Neto, como: objetos antigos, instrumentos musicais, indumentárias e fotos, retratando a história dos antepassados do terreiro.
Ainda conta com a exposição fotográfica de quatro fotógrafos:
Daniel Lordello com “Dia de Iemanjá”
Maurício Maron com “Com a cara e com a coragem”
Julay com Malaika
Cris Passos com “ID Entidades”






                                  CIRCUITEATRO                                         

No mês de março de 2010, a Casa dos Artistas apresentou uma exposição que retratou o mês do Teatro e do Circo, com o intuito de comemorar essas datas, levando aos espectadores um formato diferente de exposição através de instalações, que  expressaram um pouco da arte circense e teatral. Criação Potira Castro e Quinho:



                                 Marchetaria Filetada                                  
Gil Chaves, nascido em Catu-Ba, quarto filho de uma família de artistas plásticos e poetas, também se descobriu no mundo das artes, através de uma arte milenar, considerada "mãe das artes plásticas" a Marchetaria ... autodidata, criou e desenvolveu técnica própria, a Marchetaria filetada.
O mês de Maio, Gil Chaves nos presenteou com uma exposição de telas, relógios e bandejas, que retratam sua técnica:


 
              Instalação do Vinil – o último sonspiro
Em agosto de 2010, a Casa dos Artistas fez sua programação toda voltada para música e para acompanhar as atividades a galeria apresentou a Instalação do Vinil – o último sonspiro, uma instalação mecânica-física-visual-musical, criada por Potira Castro e Elielton Cabeça. A instalação reuniu diversos vinis, aparelhos toca discos,montagens, espaços de leitura, de visualização, de descobrimento, túnel de vinis e música. Uma instalação participativa onde o espectador experimenta ilimitadas sensações que a música provoca e que o objeto histórico "vinil" representa:






 



                     Exposição Fotográfica Tupinambá                  
Novembro de 2010, foi o mês da Exposição Fotográfica Tupinambá, resultado de oficinas ministradas na aldeia indígena Tupinambá em Olivença. O fotográfo Raoni, com objetivo de inserção das tribos indígenas nas novas tecnologias veio através do programa Conexão Artes Visuais, realizado pela Fundação  Nacional de Artes e pelo Ministério da Cultura,  com  o  patrocínio  da Petrobras, exibir uma exposição fotográfica. resultado da oficina, feita pelos índios Tupinambá: