terça-feira, 26 de abril de 2011

Cineclube Équio Reis

O Carteiro e o Poeta




O filme é uma longa metragem e apresenta a realidade de uma pacata cidade que tinha como principal problema a falta de água doce, uma cidade ideal para refúgio dos exilados de qualquer revolução. Numa cidade com essa característica o desemprego era algo comum. Mário Ruopollo era um cidadão de poucas letras e conseguiu um emprego de carteiro para um único destinatário, o escritor famoso Pablo Neruda, exilado. Mário teria que sobreviver com a gorjeta que receberia do escritor, pois o salário era muito baixo segundo as palavras do empregador.

Mário interessou-se tanto pela fama que atraia a atenção de tantas mulheres que se tornou amigo de Neruda, tendo aprendido com este a conquistar seu grande amor, uma bela jovem da cidade. Além disso, o aprendiz tornou-se um notório crítico ao sistema opressor, tendo sido morto na revolução por defender os direitos dos menos favorecidos.

Vemos no filme a importância da afetividade para a aprendizagem. O Jovem Mário não teria adquirido o espírito pesquisador e não teria se tornado uma pessoa diferente, corajosa, livre da alienação se não tivesse sido valorizado pelo grande poeta. Este que passou uma imagem fácil do que é a verdadeira poesia, tendo estimulado no espírito do jovem o desejo de aprender tal arte.

O desenvolvimento da habilidade do jovem senhor se deu com grande rapidez, resultado de longas leituras. A leitura abre caminho para novas descobertas, ela liberta o indivíduo de sua individualidade, de seu pequeno mundo e lhe permite ver o global e agir sobre ele.

Sem dúvida o Filme é uma grande fonte de reflexão para o Supervisor Educacional, a quem é imprescindível a leitura, a investigação, a quem é imprescindível acreditar em seu potencial e a quem é imprescindível criar estratégias inteligentes para desenvolver o potencial de professores, alunos e demais funcionários.

Com o filme, reforçamos a convicção de que as pessoas aprendem com muita facilidade aquilo que interessa a elas. É importante que tornemos as aulas interessantes a nossos alunos, assim como é importante que tornemos interessante nossa prática supervisora, para que nossos professores tenham prazer em avançar em busca da melhor qualidade da educação.

HOJE ÀS 19 HORAS 
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: