terça-feira, 19 de abril de 2011

Cineclube Équio Reis

Música do coração (1999)


Wes Craven é um diretor peculiar. Mais famoso pelos filmes de terror que dirigiu ou produziu  como a trilogia Pânico, Craven resolveu mudar de ares ao assumir o drama Música do coração - produzido em 1999.

Originalmente o filme seria estrelado por Madonna, mas devido a divergências do diretor com a cantora, a loira resolveu pular fora - para sorte de muitos - e cedeu lugar para uma verdadeira atriz - a sensacional Meryl Streep.

Baseado em uma história real, Música do coração tem como protagonista Roberta Guaspari - uma mulher que após enfrentar um grave crise familiar, se muda com os filhos para outra cidade.

Como se torna a única responsável pela criação de suas crianças, Roberta passa a trabalhar em uma escola do Harlen, em Nova York, como professora de violino.

 
Após anos ensinando crianças carentes sobre a arte da música, mesmo com a oposição de alguns pais e colegas de trabalho, a personagem se vê diante de um de seus maiores desafios. A escola  numa tentativa de cortar custos, decide interromper o programa de aulas de violino - o que abate a protagonista, porém ela consegue dar a volta por cima - com a ajuda de investidores que decidem bancar o projeto.

Até Musica do coração, Meryl Streep não sabia tocar nenhum instrumento  ela teve que aprender a tocar violino através de um curso relâmpago que era ministrado durante os intervalos das gravações e nas viagens que fazia para divulgar outros filmes. O mais complicador era que Streep deveria interpretar alguém que já dominava uma arte e que teria que ensinar esta arte com perfeição. Como grande profissional que é  a atriz se entregou totalmente à personagem, estudando e treinando com o violino em média cinco horas por dia, com o auxílio de uma profissional.

Música do Coração acabou sendo um bom chamariz para que a música seja valorizada e continue sendo ensinada as crianças, quando ainda bem pequenas.

HOJE ÀS 19 HORAS 
ENTRADA FRANCA
 
 

Nenhum comentário: