domingo, 10 de abril de 2011

Cineclube Équio Reis

 O SORRISO DE MONALISA


Recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950. Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas.

A crítica não aprovou muito o filme, e também com rumores de que as atrizes que participaram do filme não gostaram muito de participar, o filme não teve grande desempenho nos cinemas. Inclusive, alguns criticos dizem que o filme, é uma cópia (feminina) de Sociedade dos Poetas Mortos.

Julia Roberts, no filme, estimula as alunas a estudarem arte moderna, levando-as a um depósito em Boston para olharem um quadro de Jackson Pollock. Na realidade, porém, Wellesley foi uma das únicas instituições a permitir que as alunas estudassem arte moderna, começando com um curso no final dos anos 20, ministrado por Alfred Barr Jr., que mais tarde fundou o Museu de Arte Moderna.

DIA 12 DE ABRIL ÀS 19 HORAS
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: