quarta-feira, 25 de novembro de 2009

“A negação do Brasil” em cartaz no Cineclube Équio Reis desta quinta


O Cineclube Équio Reis exibe nesta quinta-feira (26), o documentário “A negação do Brasil”, de Joel Zito Araújo. O longa é um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país, fazendo uma viagem histórica sobre os papéis a eles atribuídos nas novelas. A projeção começa a partir das 19 horas e a entrada é gratuita.

Durante todo mês de novembro, o Cineclube Équio Reis exibiu filmes brasileiros protagonizados por negros. O projeto do Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas, que integra a rede de Pontos de Cultura da Bahia, seguiu o tema mensal escolhido para as atividades do espaço cultural, que foi a celebração da consciência negra. Antes do documentário “A Negação do Brasil”, foram exibidos ainda “Madame Satã” e “O anjo Negro”. A iniciativa contou com o apoio cultural da Shock Vídeo Locadora.

De acordo com o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, a programação do Cineclube em homenagem aos negros foi uma maneira de incentivar o público a dar maior reconhecimento às expressões artísticas afro-descendentes. “Além dos filmes gratuitos, os visitantes podem conferir até a próxima segunda-feira a exposição Todos Negros, que traz fotografias, esculturas, pinturas, indumentárias e instrumentos musicais relacionados ao universo afro”, informou Romualdo Lisboa.

Além da programação temática, a Casa dos Artistas também traz espetáculos dos seus grupos residentes. Nesta sexta-feira (27) às 20 horas, o Teatro Popular de Ilhéus encena a comédia “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito”. E, no sábado (28), no mesmo horário, a Cia. Boi da Cara Preta apresenta “O auto do Boi da Cara Preta”. As entradas custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.

Nenhum comentário: