sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Exposição “Todos Negros” em cartaz até o final do mês na Casa dos Artistas



A cultura negra está em destaque até o final de novembro, na Casa dos Artistas de Ilhéus. Aberta na última segunda-feira (09), a exposição “Todos Negros” reúne fotografias de Daniel Lordelo, Maurício Maron, Julay e Cris Passos. Há também o acervo histórico do terreiro Matamba Tombenci Neto e esculturas de Souza. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. “Com a celebração do dia da Consciência Negra no dia 20, decidimos que toda a programação estará ligada à exaltação do povo africano”, afirmou o diretor do espaço cultural, Romualdo Lisboa.

O lançamento da mostra “Todos Negros” aconteceu com um coquetel, integrando o público, autores e responsáveis pelas obras em exibição na galeria Hans Koella. A abertura oficial contou ainda com a apresentação da Orquestra e Balé Afro Gongombira, no Teatro Pedro Mattos, trazendo a força da música e dança de raízes africanas.

Além da exposição de temática afro-brasileira, a Casa dos Artistas conta com outras atrações com o mesmo foco. O Cineclube Équio Reis, que exibe filmes gratuitos às 19 horas das quintas-feiras, traz obras protagonizadas por negros. Com apoio cultural da Shock Vídeo Locadora, a primeira projeção foi de “Madame Satã”, no dia 12. No dia 19, estará em cartaz “O Anjo Negro”, de 1973, com o saudoso Mário Gusmão.

O ponto alto das homenagens à colaboração dos nativos do continente africano para constituição da sociedade será na próxima sexta-feira (20). A partir das 18 horas, atores, músicos e bandas alternativas de Ilhéus se unem para um sarau litero-musical. Improvisações e experimentações inspiradas na cultura afro irão marcar o Dia da Consciência Negra, na Casa dos Artistas. A entrada será franca.

Nenhum comentário: