quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Teatro Popular de Ilhéus participou da sétima edição do “Próximo Ato”

O Teatro Popular de Ilhéus foi um dos representantes da Bahia no “7º Próximo Ato” - Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo, em São Paulo. Promovido pelo Instituto Itaú Cultural, o evento reuniu, aproximadamente, 100 grupos dos 27 estados brasileiros para debates e articulações sobre novas formas de convívio. Também estiveram presentes grandes pensadores da cena teatral contemporânea, como o alemão Hans-Thies Lehamann, o francês Nicolas Bourriaud, o espanhol Óscar Cornago e o filósofo brasileiro Paulo Arantes.

A sétima edição do “Próximo Ato” aconteceu entre os últimos dias 03 e 07, fechando o ciclo de debates iniciados em 2006, com encontros realizados nas cinco regiões do país. Todos os participantes foram convidados pelo Itaú Cultural, que arcou com parte dos custos da ida dos artistas. ”Ficamos honrados por sermos escolhidos como um dos representantes da Bahia, junto com o grupo Vila Vox, de Salvador”, disse o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa.

Entre as diversas atividades do “Próximo Ato”, os artistas tiveram dois dias de vivência com a performer e teórica da performance Eleonora Fabião, do Rio de Janeiro. Os presentes também participaram de um encontro no Espaço Maquinaria/Narradores e Teatro da Vertigem. No último dia, foi realizada uma plenária sobre o conceito de "pós-dramático" e o "desmanche" em relação às cidades a respeito da necessidade de associação dos grupos.

Segundo o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, grupo que administra a Casa dos Artistas, a participação no “7º Próximo Ato” foi uma oportunidade ímpar. “O contato com representantes de companhias de renome, as palestras e os debates proporcionaram trocas de ideias e conhecimentos, além de discussões sobre como anda a prática e os conceitos do teatro de grupo no Brasil e no mundo”, afirmou Romualdo Lisboa.

Programação da Casa dos Artistas

O espetáculo “Senzala” é a atração do final de semana da Casa dos Artistas de Ilhéus. A Companhia de Dança Soanne Marry segue a temática escolhida para o mês de novembro do espaço cultural, que é a Consciência Negra. Inspirado na pesquisa dos movimentos realizados pelos negros das senzalas do século XIX, o show de dança é uma exaltação ao passado africano e às suas marcantes e profundas raízes na cultura brasileira. As apresentações acontecem às 17h30min de sexta-feira (13) e às 11h30min de sábado (14), ao ar livre, na porta da Casa dos Artistas.

Nenhum comentário: