sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sofrimento do povo curdo é retratado em livro e exposição

O fotógrafo Rogério Ferrari lança o seu último livro Curdos – uma nação esquecida e exposição fotográfica homônima, às 19 horas desta sexta-feira (14), na Casa dos Artistas de Ilhéus. Fruto do período em que o autor passou na capital curda da Turquia, Diyarbakir, os trabalhos revelam um olhar mais intimista sobre a etnia que vive entre guerras constantes, registrando seu sofrimento e tentativa de viver com dignidade.

Impresso em setembro de 2007, o livro é uma produção independente composta por 45 fotografias em preto e branco, depoimentos, textos e mapa. Com 112 páginas, foi traduzido para o francês, italiano e curdo. Em março, a obra foi lançada em Paris, e, em maio, chegou ao Curdistão, onde foi entregue às pessoas que contribuíram para seu conteúdo e se deixaram fotografar.

Trazendo 15 fotos que compõem o livro, a exposição poderá ser conferida na Casa dos Artistas até o dia 30 deste mês. O horário de visitação é das 14h30min às 18h30min e a entrada é franca. “Esperamos que a comunidade apareça para prestigiar o trabalho, que imprime sensibilidade e beleza sobre uma temática delicada”, disse o diretor do espaço Cultural, Romualdo Lisboa.

O autor
Nascido em Ipiaú, Rogério Ferrari chegou à Turquia em novembro de 2002, com o objetivo de conhecer a realidade do povo curdo. Ele já havia registrado o cotidiano e a resistência dos palestinos frente à ocupação israelense, quando esteve na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. O primeiro trabalho resultou no livro Palestina, a eloqüência do sangue, lançado em 2004.

Nenhum comentário: