segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fotografia será próximo tema do projeto Improviso, Oxente!

Felipe de Paula e Antônio Lopes - foto Karoline Vital
O Dia Mundial da Fotografia será comemorado na próxima quarta-feira (19), mas o projeto Improviso, Oxente!, da Casa dos Artistas de Ilhéus, irá comemorar um dia antes, com a participação de vários especialistas no assunto. A partir das 19 horas desta terça-feira (18), professores e fotógrafos falarão a respeito da fotografia enquanto arte e meio de comunicação, seguindo o tema central da edição da inciativa.

Entre os convidados do próximo Improviso, Oxente! está a professora do Curso de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz, Joliane Olshowsky, e a coordenadora do curso de jornalismo da Unime, Julianna Torezani. Ainda devem estar presentes o fotógrafo José Nazal e a fotógrafa e mestranda em Cultura e Turismo, Anabel Mascarenhas.

Com entrada franca, as discussões do Improviso, Oxente! estão sendo promovidas pelo Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas, um dos contemplados do projeto Pontos de Cultura da Bahia. Segundo seu coordenador, Felipe de Paula, os debates são abertos ao público em geral. “A variedade de opiniões ajuda a enriquecer o bate-papo, que tem como objetivo principal a troca e a geração de conhecimentos”, afirmou.

O último encontro do Improviso, Oxente! foi sobre a relação entre a imprensa e a sociedade. Pontuando as discussões, foi convidado o jornalista e escritor, Antônio Lopes. Com mais de 40 anos de profissão, ele falou sobre o papel cidadão dos jornais, cujo papel é levar a informação ao público seguindo um princípio universal: a ética. Para ele, o dinheiro, o sensacionalismo e a arrogância são os três elementos negativos principais que influenciam a imprensa.

A respeito da decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou a queda da exigência do diploma para exercer a profissão de jornalista, Lopes disse que, em relação ao mercado, não mudará nada. Segundo ele, “a formação teórica é importante e também um diferencial, mas não dá competência”. Ao final dos debates, foram sorteados três livros do convidado: dois exemplares de Luz sobre a memória e um Solo de Trombone.

Após abordar a fotografia, no dia 25, o Improviso, Oxente! fecha o primeiro ciclo de debates sobre meios de comunicação e a sociedade, recebendo o presidente da rede da Morena FM, Marcel Leal, que falará sobre o rádio. “No próximo mês, as discussões serão mais focadas em como o público tem seu cotidiano influenciado pelos meios de comunicação”, informou o coordenador do Núcleo de Produção Audiovisual.

Cineclube e exposição
Nesta quinta-feira (20), O Cineclube Équio Reis exibe o longa-metragem brasileiro, Anjos do Sol, que aborda a exploração sexual infanto-juvenil. Para comentar o filme, foi convidada a educadora social do CREAS Sentinela, Janaína Clement. Assim como o Improviso, Oxente! a iniciativa semanal tem entrada franca e começa às 19 horas.

E a exposição fotográfica Curdos – uma nação esquecida, do fotógrafo Rogério Ferrari, continua em exposição na Casa dos Artistas até o dia 31 deste mês. Ela foi aberta na última sexta-feira, quando também foi lançado o livro homônimo. O horário de visitação é das 14h30min às 18h30min e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário: