quinta-feira, 21 de maio de 2009

Seminário de Audiovisual reuniu profissionais e estudantes

O cantador Carlos Silva abriu o 1º evento do Núcleo de Produção Audiovisual
Profissionais e estudantes estiveram reunidos para assistir palestras e participar de discussões durante o 1º Seminário de Audiovisual da Casa dos Artistas. Realizada nas últimas segunda e terça-feira (18 e 19), a iniciativa proporcionou espaço para apresentação de ideias sobre aspectos teóricos da comunicação e debates sobre os possíveis rumos das produções audiovisuais da região.

O Seminário foi aberto com a participação do cantador e repentista Carlos Silva, que brindou os participantes recitando duas poesias. A primeira, Cibernético, brinca com o universo virtual da informática. Já segunda, Estrangeirismo, composta em parceria com Sandra Regina, critica a presença marcante de termos e palavras importadas no cotidiano.

Na primeira noite do Seminário de Audiovisual, o doutor em Multimeios, Marcelo Pires Oliveira, abordou os aspectos positivos e negativos da relação entre a produção audiovisual e a cultura popular. Em seguida, a também doutora em Multimeios, Rosana Elisa Catelli, falou sobre as formas de produção dos documentários. Para tratar sobre a realidade do mercado, foi convidado o produtor de vídeo Emílio Gusmão, que passou um pouco da sua experiência desde quando estudava Comunicação Social na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) até montar sua produtora.

Para a segunda noite do evento do Núcleo de Audiovisual da Casa dos Artistas, foi convidado o doutor em Comunicação e Semiótica, Otávio Filho, que versou sobre a comunicação e a imagem na contemporaneidade. Na sequência, o editor de imagens e gerente dos laboratórios do curso de Comunicação Social da UESC, Emiron Gouveia, falou sobre sua vivência e a evolução do mercado audiovisual na região. Fechando o Seminário, a doutora em Ciências da Comunicação, Joliane Olshowsky da Cruz, abordou o tema: audiovisual e representações sociais.

O Seminário de Audiovisual da Casa dos Artistas foi o primeiro evento realizado pelo Núcleo de Produção Audiovisual, um dos contemplados do projeto Pontos de Cultura da Bahia. Administrado pelo grupo Teatro Popular de Ilhéus, o espaço é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado e Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura. “Conseguimos atingir nossas metas com sucesso, uma vez que foi proporcionado o contato entra a academia e a realidade do mercado”, afirmou o organizador Felipe de Paula.

Nenhum comentário: