segunda-feira, 20 de abril de 2009

Cineclube Équio Reis exibe produções de cineastas baianos

Foto: Felipe de Paula


“Mário Gusmão, o Anjo Negro da Bahia”, do ilheense Élson Rosário, marcou a abertura do Cineclube Équio Reis, que até o final do mês exibirá produções de cineastas baianos. A estréia do espaço, que funciona na Casa dos Artistas de Ilhéus, aconteceu no último dia 16. “Todas as quintas-feiras, a partir das 18h30min, serão exibidos filmes e documentários não tão conhecidos no circuito comercial, mas de valor histórico e cultural”, informou o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa.


Premiado no DOCTV II, o documentário que iniciou as atividades do Cineclube Équio Reis contou a vida e obra de Mário Gusmão, ator e bailarino que foi um dos precursores do movimento negro no país. Presente na estréia do espaço cultural, o diretor da produção falou sobre as motivações que o levaram a registrar a história. “Mário Gusmão foi um herói que contribuiu na difusão e quebra de preconceitos sobre a cultura negra”, explicou Élson Rosário.


Complementando a exibição do documentário, estiveram presentes personalidades que tiveram contato com Mário Gusmão quando ele morou em Ilhéus e Itabuna, no final da década de 1980. O babalorixá e professor, Ruy Póvoas, lembrou de como o artista revolucionou a região ao apresentar a cultura negra de forma artística. Já o líder do Dilazenze, Marinho Rodrigues, falou sobre como Mário Gusmão influenciou a criação de diversos blocos afro em Ilhéus, onde também trabalhou como professor de inglês no Instituto Municipal de Ensino (IME).


Nesta quinta-feira (23), o Cineclube Équio Reis traz o média-metragem “O Superoutro”, do diretor soteropolitano Edgard Navarro. Premiado no Festival de Gramado de 1989, a ficção conta a história de um louco que quebra a lei da gravidade ao tentar se libertar da miséria em que vive. E, no dia 30, serão exibidos dois curtas do cineasta ilheense José Araripe Jr: Mr. Abrakadabra e Rádio Gogó.


O Cineclube Équio Reis integra o Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas, um dos contemplados do projeto Pontos de Cultura da Bahia. O espaço é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura.

Nenhum comentário: