quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Teatro Popular de Ilhéus recebe duas indicações ao Prêmio Braskem

O Teatro Popular de Ilhéus está entre os finalistas do Prêmio Braskem de Teatro 2008. O grupo foi indicado pela comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito nas categorias melhor ator, com Ely Izidro, e melhor texto, com Romualdo Lisboa. Os vencedores serão divulgados durante a cerimônia de premiação, marcada para o mês de abril, no Teatro Castro Alves, em Salvador.

As indicações ao Prêmio Braskem de Teatro foram divulgadas na última quarta-feira (04) e recebidas com bastante empolgação pelos integrantes do Teatro Popular de Ilhéus. “Ficamos felizes ao ver um espetáculo do interior sendo reconhecido no mesmo nível de produção que as montagens da capital”, afirmou Romualdo Lisboa, que também assina a direção de Teodorico Majestade.

O Prêmio Braskem de Teatro é realizado anualmente e elege as melhores produções do teatro baiano. Os indicados são premiados com troféus e os vencedores recebem ainda um incentivo financeiro dado pela empresa. Na 16ª edição do prêmio, será a primeira vez que o Teatro Popular de Ilhéus está entre os finalistas.

Há dois anos em cartaz e visto por mais de 10 mil pessoas, Teodorico Majestade­ é um marco na história do teatro regional. A montagem integrou as manifestações durante o processo de cassação de Valderico Reis, em 2007. Encenada nas escadarias do Palácio Paranaguá, a peça incentivou a comunidade a lutar pela saída do ex-prefeito de Ilhéus.


Mostrando o lado cômico dos bastidores da corrupção, Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito é ambientada na década de 1970, na cidade fictícia de Ilha Bela. Todo em versos de cordel, o texto conta a história do beberrão e boca-suja Teodorico Majestade que, depois de muitas falcatruas, é hostilizado por aqueles que o elegeu. A trama se desenrola em seu gabinete, onde, acuado, precisa decidir se renuncia ao mandato.

2 comentários:

JCarlosSena disse...

PARABENS ELY! PARABENS ROMUALDO!

QUE BOM CARAMARADAS!

Anônimo disse...

SALVE O VERDE !
WWW.CLEANUP.COM.AU