sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cia. Boi da Cara Preta prepara nova montagem

Com pouco mais de um ano de existência, a Cia. Boi da Cara Preta está preparando uma nova montagem infanto-juvenil. Os mistérios e lendas da Lagoa Encantada serão o foco do próximo espetáculo do grupo. “Mais uma vez iremos homenagear o nosso patrimônio natural e cultural. Por enquanto, o que podemos adiantar é que a peça será emocionante”, disse a diretora Tânia Barbosa, que também assinará o texto da produção.

Na fase preparatória do espetáculo, o elenco está participando de oficinas de música, ministradas pelo coordenador musical da Casa dos Artistas de Ilhéus, Cabeça, responsável também pelas composições. Para a construção do enredo e personagens, os componentes da Cia. Boi da Cara Preta também estão realizando pesquisas sobre a Lagoa Encantada e realizando ensaios experimentais.

O elenco da próxima peça da Cia. Boi da Cara Preta é formado por adolescentes, crianças e jovens, que além de interpretar, executarão a trilha sonora ao vivo. São eles: Júlio César, Rozildo Santos, Pablo Lisboa, Ruan Lisboa, Larissa Paixão, Beka Melgaço, Germano Lopes, Guilherme Bruno, Gustavo Bina, Potira Duarte e Cabeça.

De acordo com Tânia Barbosa, a escolha da Lagoa Encantada como tema do novo espetáculo segue a ideologia do grupo de valorização da cultura regional. “No Auto do Boi da Cara Preta, a inspiração foi o bumba-meu-boi do povoado de Urucutuca, ainda é realizado pelo Seu Oreco. Muitas canções e danças foram mantidas, com a ajuda do repentista Azulão Baiano”, declarou a diretora do grupo.

Origem da Cia. Boi da Cara Preta
A Cia. Boi da Cara Preta tem origem do núcleo infanto-juvenil do Teatro Popular de Ilhéus, formado há seis anos, com a peça Ita- um tupinambá em busca do manto sagrado. A estréia do grupo independente foi com a apresentação da parte musical do Auto do Boi da Cara Preta, em novembro de 2007. Escrito por Romualdo Lisboa, o espetáculo contou ainda com a colaboração do maestro Antônio Melo e da coreógrafa Érica Ocké.

Em cartaz aos sábados, às 17h30min, na Casa dos Artistas, a montagem Auto do Boi da Cara Preta conta como surgiu a canção de ninar mais famosa do Brasil. A história conta a confusão formada quando Catarina, mulher grávida do vaqueiro Mateus, deseja comer justamente a língua do boi de estimação do temido Coronel Firmino. No elenco, estão: Guilherme Bruno, Geisa Pena, Amauri Oliveira, Adália Santos, Ednilton Paixão, Larissa Paixão, Ruan Lisboa, Pablo Lisboa, Potira Duarte e Cabeça.
Fotos: Felipe de Paula

Nenhum comentário: