domingo, 1 de fevereiro de 2009

Teatro Popular de Ilhéus investe no comércio local

Um dos contemplados do projeto Pontos de Cultura da Bahia, o Teatro Popular de Ilhéus já iniciou a montagem do seu Núcleo de Produção Audiovisual, que funcionará na Casa dos Artistas. Para estruturar o espaço, foi dada prioridade à compra de equipamentos e mobiliário no comércio local. “Será uma forma beneficiarmos a economia local, já que temos mais de R$ 20 mil em recursos para investimento imediato”, declarou o diretor do grupo, Romualdo Lisboa.

Classificado como o segundo melhor projeto do Território Litoral Sul, o Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas está entre os 150 contemplados do programa Pontos de Cultura da Bahia da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura através do programa Mais Cultura. O espaço receberá R$ 180 mil, divididos em três anos, tanto para a compra de equipamentos quanto para o desenvolvimento de ações abertas à comunidade.

Segundo o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, ao ser contemplado com os recursos, o grupo procurou fazer com que o comércio local também fosse favorecido. “A idéia é despertar todos para o fato de que o setor cultural pode trazer lucros para a comunidade em que está inserido”, complementou.

Coordenado pelo comunicólogo Felipe de Paula, o Núcleo de Produção Audiovisual funcionará como ferramenta de promoção e resgate da cultura regional. Na primeira fase, será montada a estrutura do setor de vídeo, enquanto o segundo ano será destinado também ao setor de áudio. Já a terceira fase do projeto será dedicada à ampliação de sua estrutura e atividades.

Apesar de ter como sede a Casa dos Artistas, o Núcleo estará aberto à comunidade regional. Através da abertura de editais, será possível o registro de manifestações culturais, documentários, ficções e videoclipes. O espaço também possibilitará a gravação de CDs de bandas alternativas, trilhas sonoras para espetáculos e demais peças radiofônicas. “Ainda ofereceremos cursos e oficinas sobre técnicas e processos de produção”, declarou Felipe de Paula.
Entre os planos do Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas também está a formação de um Cineclube, que funcionará no Teatro Pedro Mattos. “Será uma oportunidade para o público ter acesso a filmes de grande valor histórico e cultural, que geralmente não estão inseridos no mercado comercial”, afirmou Romualdo Lisboa.

Nenhum comentário: