quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Casa dos Artistas de Ilhéus oferece atrações desta quarta-feira a sábado

Dando segmento às atividades do mês de janeiro, a programação da Casa dos Artistas de Ilhéus não fica restrita aos finais de semana e oferecerá ao público shows musicais e teatro. “Neste período de férias, quando as pessoas têm mais tempo livre e a cidade está cheia de visitantes, buscamos oferecer diferentes opções de entretenimento com qualidade”, disse o diretor do espaço, Romualdo Lisboa.

A programação da semana será aberta nesta quarta-feira (14), às 20 horas, com apresentação do quarteto Chorinho Brasil. Como o nome evidencia, o show traz o chorinho, genuína música brasileira que encanta todas as idades. Com Agenor Menezes no violão 7, Rui Reis na percussão, Aldo Anjos e Tanajura no cavaquinho, são executadas composições imortais de nomes como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha.

O monólogo O Contador de Histórias Grapiúnas, do Teatro Popular de Ilhéus, estará na Casa dos Artistas na quinta-feira (15). A partir das 20 horas, o público poderá embarcar no imaginário da cultura cacaueira com o ator José Delmo. O espetáculo é recheado de lendas, causos, depoimentos e textos de escritores baianos como Sosígenes Costa, Adonias Filho, Cyro de Mattos e Jorge Amado.

A música volta ao teatro Pedro Mattos, da Casa dos Artistas, com o grupo Improviso Nordestino, na sexta-feira (16), a partir das 20 horas. O grupo residente do espaço cultural traz composições próprias que falam de amor, sofrimento e esperança. Na apresentação, há espaço também para canções de grandes referências da MPB como Chico Buarque, Raul Seixas e Tom Zé.

Fechando as atividades da semana, no sábado (17) a Casa dos Artistas disponibiliza atrações para públicos de diferentes idades. Às 17h30min tem o infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta, seguido da comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito, do Teatro Popular de Ilhéus.

O Auto do Boi da Cara Preta é uma versão de como surgiu a canção de ninar mais entoada no país. Narrando as confusões do vaqueiro Mateus e sua mulher grávida, Catarina, a montagem traz o genuíno bumba-meu-boi do povoado ilheense de Urucutuca, mesclado a elementos da cultura nordestina. Com o elenco formado por crianças, jovens e adultos, o espetáculo é recheado de dança e música. O texto é de autoria de Romualdo Lisboa e a direção é assinada por Tânia Barbosa.

Já os adultos poderão se divertir com a confusão do prefeito Teodorico Majestade. Depois de roubar muito dinheiro público da fictícia Ilha Bela, o corrupto fica cercado em seu gabinete, decidindo se renuncia ou enfrenta a ira do povo. Escrito e dirigido por Romualdo Lisboa, o espetáculo é baseado na literatura de cordel.

Nenhum comentário: