segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Comunidade artística e cultural de Ilhéus inicia implantação do Sistema Municipal de Cultura

Foto: Felipe de Paula

O processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura de Ilhéus foi iniciado na noite da última quarta-feira (29), durante o projeto Improviso, Oxente!, da Casa dos Artistas. Músicos, atores, artistas plásticos, representantes de grupos culturais e da sociedade civil organizada participaram do encontro e elegeram a comissão responsável pelas ações que visem a efetivação do Sistema, formado pela Lei de Fomento, Lei de Incentivo Fiscal, Fundo Municipal e Conselho Municipal de Cultura.

As discussões que elegeram a comissão foram acompanhadas pelo Secretário Municipal de Turismo, Hermano Fahning, e pela presidenta da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Eugênia Célia Siqueira. Os dois representantes do poder público elogiaram a proposta, disponibilizando-se a reforçar o movimento em prol da implantação do Sistema Municipal de Cultura.

A classe artística propõe que a Fundaci institua e administre o Sistema Municipal de Cultura com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos públicos destinados a projetos culturais. A sugestão é que a verba saia do orçamento do município, que prevê cerca de R$ 4 milhões para a cultura.

Para a concretização do pedido, é necessária a aprovação do prefeito Newton Lima, para que a proposta seja votada pela Câmara de Vereadores junto ao orçamento do município. “É preciso fazer as adequações cabíveis para que ainda este ano a cultura de Ilhéus seja fortalecida”, disse o diretor da Casa dos Artistas e presidente do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa.

A comissão de trabalho que acompanhará o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura foi formada pelos seguintes membros: Romualdo Lisboa (Teatro Popular de Ilhéus); Letto Nicolau (Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos); Cláudia Alves (advogada); Paulo Lago (Ação Ilhéus); Bebeto (cantor); Mestre Ney (Dilazenze); Dante Valadares (músico); Catari Borges (artista plástico); Waltécio Costa (Grupo Eros); Hans (Banda OQuadro).

Nenhum comentário: