sexta-feira, 6 de junho de 2008

Opereta da Casa dos Artistas chama atenção para riscos ambientais do projeto do Porto Sul

Fotos: Karoline Vital

A Casa dos Artistas de Ilhéus aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente e apresentou, na última quinta-feira (5), uma opereta sobre o projeto do Porto Sul. Com música e bom humor, o espetáculo foi apresentado na porta do espaço cultural, instigando a reflexão sobre os possíveis impactos ambientais do empreendimento que o Governo do Estado quer construir em Ponta da Tulha, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada.


Com texto do diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, e músicas do diretor musical do grupo Improviso Nordestino, Cabeça, a opereta Porto Sul tem como personagens humildes pescadores que vêem suas terras serem ocupadas e destruídas após a instalação de um porto. “O Governo Estadual divulga o projeto como algo que trará grandes benefícios. Mas precisamos questionar os abalos que o empreendimento poderá causar aos recursos naturais e à população”, disse Romualdo.


Em parceria com a Associação Ação Ilhéus e apoio dos alunos do Instituto Nossa Senhora da Piedade, a opereta fez parte das manifestações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Após a apresentação, o público foi convidado a ir até a Câmara de Vereadores a fim de entregar uma carta ao seu presidente, solicitando medidas que garantam a preservação dos recursos naturais do município. Porém o vereador não compareceu.


A opereta Porto Sul foi apresentada pela primeira vez no último sábado (31), em Serra Grande. O espetáculo integrou as atividades do Improviso Itinerante Oxente!, que promoveu atividades culturais, artísticas e debates na comunidade. O elenco é formado por atores do Teatro Popular de Ilhéus e Cia Boi da Cara Preta, grupos residentes da Casa dos Artistas.

Nenhum comentário: