quinta-feira, 12 de junho de 2008

Casa dos Artistas abre projeto com grandes nomes do teatro

Reunindo nomes significativos do teatro nacional, o projeto Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência, da Casa dos Artistas de Ilhéus, será aberto na noite desta quinta-feira (12), às 19 horas. Até sábado (14), serão discutidos temas relacionados a como manter grupos teatrais. “Todos estão convidados, seja para ouvir as experiências ou relatar seus pontos de vista”, convida o diretor do espaço cultural, Romualdo Lisboa.

A abertura oficial do projeto Teatro de Grupo começa com a apresentação da peça Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. Em seguida, o secretário estadual de cultura, Márcio Meirelles, falará sobre as novas políticas públicas de cultura do estado, num bate-papo com a platéia. Também está previsto o lançamento do livro Em busca de um Teatro Popular, de César Vieira, do grupo de Teatro União e Olho Vivo e da exposição fotográfica “13 anos do Teatro Popular de Ilhéus”.

A programação do segundo dia do ciclo de debates começa às 9 horas, com o tema: Teatro – produção, consumo e difusão – o papel do Estado e o papel dos grupos, prosseguindo, à tarde, com: Estratégias para Manutenção de Grupos. Após as discussões, às 18 horas, estará em cartaz o Auto do Boi da Cara Preta, da Cia Boi da Cara Preta, grupo residente da Casa dos Artistas. E, às 20 horas, o monólogo Estação Terminal, abrilhantará o palco do teatro Pedro Mattos. O espetáculo, da companhia Ensaio Aberto, do Rio de Janeiro, estreou em 2007 no Spill Festival, em Londres.

Com a discussão intitulada: Gestão de Grupos e Espaços Culturais, será iniciado o último dia do projeto Teatro de Grupo. E, a partir das 14 horas, o tema dos debates será: A política de Editais e Leis de Incentivo, com a presença do superintendente estadual de Promoção Cultural.

Fechando as atividades do projeto, às 18 horas, haverá outra apresentação da peça Estação Terminal. Em seguida, às 20 horas, estará em cartaz a comédia Pega pá capá, do Teatro Popular de Ilhéus. “Esperamos que, após as discussões e troca de experiências, a atividade teatral da nossa região possa ser fortalecida”, declarou o diretor da Casa dos Artistas.

Entre os convidados dos ciclos de debates estão César Vieira, do Grupo Teatro União e Olho Vivo, de São Paulo; Luiz Fernando Lobo e Tuca Moraes, da companhia Ensaio Aberto, do Rio de Janeiro. Ainda haverá a participação de Marcelo Bones, do Teatro Andante, de Belo Horizonte; Chica Carelli e Gordo Neto, do Teatro Vila Velha de Salvador e Carlos Carvalho, do Centro de Pesquisa Teatral do Recife. E, representando a região cacaueira, José Delmo, do extinto Grupo de Arte Macuco de Buerarema.

Com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o projeto Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência foi um dos 14 contemplados da primeira etapa do Calendário de Apoio Cultural. Segundo Romualdo Lisboa, “as reflexões proporcionadas pela atividade contribuirão muito para que os grupos aprendam a superar crises e possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento das atividades culturais da região”.

Nenhum comentário: