quinta-feira, 12 de junho de 2008

Planejamento Urbano e Porto Sul foram discutidos no último Improviso, Oxente!

Fotos: Felipe de Paula

A relação entre o planejamento urbano e uma possível construção do Porto Sul, no litoral norte de Ilhéus, foram o assuntos do Improviso, Oxente! da noite da última quarta-feira (11). A iniciativa da Casa dos Artistas teve como convidados o presidente do conselho da Associação Regional de Engenheiros e arquitetos, Alan Dick Megi, e a banda O Quadro.


Transcorrendo sobre o tema: O planejamento urbano de Ilhéus – improvisação do Porto Sul na sua localização, o arquiteto começou explicando o que significa planejamento urbano, que é um sistema de informações sobre a cidade, em que cada elemento deve estar interligado. “Conhecendo esta rede, podemos prever as possíveis conseqüências de cada ação, buscando sempre a qualidade de vida da população”, disse Alan.


A relação entre o planejamento urbano e o projeto do Porto Sul foi feita a partir da análise do local que o Governo Estadual aponta para a sua provável construção, a Ponta da Tulha. “Segundo o Plano Diretor Urbano, a área tem como ocupação preferencial a residencial, turística e de preservação ambiental, que geram menos impactos negativos ao meio ambiente”, informou o arquiteto.

Segundo o projeto conceitual do Governo do Estado, o novo porto poderá ser construído dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada. Como se trata de uma parceria público-privada, a empresa Bahia Mineração, que explora o minério de ferro em Caetité, tem interesse em implantar um grande porto para escoar sua produção, que estaria interligado a uma ferrovia e aeroporto. Também está prevista a instalação de uma siderurgia para beneficiar o produto, que viria através de um mineroduto.

De acordo com Alan Dick, o local apontado para o mega-empreendimento está a apenas seis quilômetros da Lagoa Encantada, dentro da Mata Atlântica preservada. “É preciso que seja feito um planejamento minucioso, uma vez que estão falando de uma área industrial a beira-mar. Devem considerar os ventos e o grande impacto ambiental”, advertiu.

Prestigiando as discussões e o show musical, estiveram presentes os alunos do cursinho pré-universitário Afirmação, do bairro Nossa Senhora das Vitórias. Segundo o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa “a presença de estudantes é muito importante para estimular o senso crítico e enriquecer os conhecimentos sobre temas atuais”. O projeto Improviso, Oxente! acontece todas as quartas-feiras, a partir das 19 horas. A entrada é franca.

Nenhum comentário: