sexta-feira, 6 de junho de 2008

Discussões sobre o litoral de Ilhéus movimentam o Improviso, Oxente!

Fotos: Karoline Vital

A rica biodiversidade do litoral ilheense foi o centro das discussões do Improviso, Oxente! da última quarta-feira (4). A iniciativa da Casa dos Artistas de Ilhéus, que alia debates a apresentações artísticas, teve como convidados o oceanógrafo e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz(Uesc), Gil Reuss, e a banda Chorinho Brasil.



O tema: O litoral de Ilhéus e os impactos do Porto Sul seguiu a programação do Improviso, Oxente!, que, desde maio, vem abordando temas relacionados ao empreendimento do Governo do Estado. Segundo o seu projeto conceitual, está prevista a construção de um porto no povoado de Ponta da Tulha, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada.


Mediado pelo professor Ramayana Vargens, o assunto foi introduzido pelo professor Gil, que sugeriu uma reflexão sobre o valor do litoral e da costa em relação ao planeta. “Cerca de dois terços da população mundial vive na zona costeira, que é importante para o lazer, alimentação e regulação do clima”, explicou.

A respeito de como o Porto Sul, cujo projeto indica sua construção a três quilômetros da costa e utilização de parte da terra para o retroporto, Gil Reuss disse que a obra poderá trazer alterações drásticas. “As correntes marítimas sul-norte poderão ser afetadas, bem como os corais, que demoram cerca de cinco mil anos para se formarem”, advertiu. Ele também chamou atenção para os problemas que poderão ser causados à pesca de subsistência. “A região possui muitos jangadeiros que não terão meios de competir com os grandes navios”, complementou.

Como o Porto Sul não passa ainda de um projeto conceitual, o professor da Uesc chamou a atenção de todos para acompanharem o seu processo de construção. “Ainda será feito um estudo de impactos ambientais, por isso a população deve ficar atenta para que o seu patrimônio natural, que demorou milhares de anos para ser formado, não seja perdido para sempre”, disse Gil.

Com entrada franca, o projeto Improviso, Oxente! acontece todas as quartas-feiras, a partir das 19 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus. Tendo a coordenação pedagógica do Instituto Brasileiro de Cultura e Turismo (IBEC), há sempre debates alternados por apresentações artísticas. O próximo tema será O planejamento urbano de Ilhéus – improvisação do Porto Sul na sua localização, e os convidados são: Alan Dick, da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos (Arena) e a banda Dr. Imbira.

Programação da Casa dos Artistas
A programação deste final de semana da Casa dos Artistas de Ilhéus tem, nesta sexta-feira (6) às 20 horas, a peça Vamos para a festa pelo caminho da floresta, da Casa do Boneco de Itacaré. O mesmo espetáculo volta no sábado, às 17h30min, seguido de Pega pa capá, do Teatro Popular de Ilhéus, grupo residente do espaço cultural. E, no domingo (8), às 19 horas, será a vez do projeto Ritmos da Casa, com show da banda Bossa Jazz. A programação completa do mês pode ser conferida no site www.casadosartistasilheus.com.br.

Nenhum comentário: