terça-feira, 3 de junho de 2008

Mês de Junho na Casa dos Artistas tem debates e grupos convidados

A programação de junho da Casa dos Artistas traz algumas novidades para o público. Além do ciclo de debates do projeto Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência, companhias de outras cidades irão subir no no palco do Teatro Pedro Mattos. “Além dos grupos residentes, estaremos abrindo nossas portas para peças de Itacaré, Salvador e Rio de Janeiro”, adiantou o diretor do espaço cultural, Romualdo Lisboa.

A Casa do Boneco de Itacaré será a primeira companhia de fora a se apresentar com: Vamos para a festa pelo caminho da floresta. A peça será encenada nesta quinta e sexta-feira (05 e 06) às 20 horas e, no sábado, às 17h30min. Os bonecos, confeccionados pelo grupo, são de papel machê, espuma e mamulengos.

A Companhia Ensaio Aberto, do Rio de Janeiro, estará na Casa dos Artistas com o monólogo Estação Terminal. O espetáculo, apresentado em Londres, será encenado no dia 13, às 20 horas e no dia 14, às 18 horas. Ainda em junho, a “Outra Companhia de Teatro” marcará presença no mês de junho, na Casa dos Artistas. O grupo residente do Teatro Vila Velha de Salvador trará a peça Arlequim - Servidor de Dois Patrões, que estará em cartaz nos dias 19 e 21, às 20 horas.

Outra novidade é o projeto Teatro de Grupo – Estratégias de Sobrevivência, que acontecerá entre 12 e 14 de junho, em parceria com a Fundação Cultural da Bahia. Estarão reunidos nomes importantes do teatro nacional como: Carlos Carvalho, Chica Carelli, Luis Fernando Lobo e Marcelo Bones, além do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, e do superintendente de Produção Cultural, Paulo Henrique de Almeida.

Durante os três dias do projeto, haverá ciclos de debates abordando temas relevantes para a manutenção de Teatro de Grupo. A abertura do evento será às 19 horas do dia 12, com a apresentação do espetáculo Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. Também haverá o lançamento do livro “Em busca de um Teatro Popular”, de César Vieira, do Grupo Teatro União e Olho Vivo de São Paulo, e da exposição fotográfica “13 anos do Teatro Popular de Ilhéus”.

O projeto Improviso, Oxente! continua na programação da Casa dos Artistas, todas às quartas-feiras, às 19 horas. Neste mês, as duas horas de debates intercalados por participações artísticas continuam girando em torno do projeto do Porto Sul. O primeiro encontro, no dia 04, terá como convidados o oceanógrafo e professor da Uesc, Gil Reuss, e a banda Chorinho Brasil.

A programação musical da Casa dos Artistas continua com o projeto Ritmos da Casa, às 19 horas dos domingos. A novidade deste mês será o espetáculo Brasil Através da Música, que irá embalar o horário de almoço das sextas-feiras. Idealizada pelo maestro Letto Nicolau e o músico Marcelo Padre, a iniciativa vai passear por ritmos genuinamente brasileiros e composições de nomes consagrados da música nacional.

Nenhum comentário: