quarta-feira, 4 de junho de 2008

Projeto da Casa dos Artistas vai reunir grandes nomes do teatro


Auto do Boi da Cara Preta - foto Cris Passos

O projeto Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência da Casa dos Artistas de Ilhéus vai reunir grandes nomes do teatro nacional. O evento, com ciclos de debates e apresentação de espetáculos, acontecerá entre os próximos dias 12 e 14. “O projeto atende às duas linhas de ação da Casa dos Artistas: Intercâmbio com grupos e artistas e Formação continuada dos grupos residentes”, declarou o diretor do espaço cultural, Romualdo Lisboa.

Entre os convidados dos ciclos de debates estão César Vieira, do Grupo Teatro União e Olho Vivo, de São Paulo; Luiz Fernando Lobo, da companhia Ensaio Aberto, do Rio de Janeiro; Marcelo Bones, do Teatro Andante, de Belo Horizonte; Chica Carelli, do Teatro Vila Velha de Salvador e Carlos Carvalho, do Centro de Pesquisa Teatral do Recife. De acordo com Romualdo, “a troca de experiências no campo das estratégias de sobrevivência de grupos é fundamental para que a cena teatral brasileira seja fortalecida”.

Com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o projeto Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência foi um dos 14 contemplados da primeira etapa do Calendário de Apoio Cultural. O secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles e o superintendente estadual de Promoção Cultural, Paulo Henrique Almeida, estarão presentes no evento, como integrantes dos ciclos de debates.

A abertura do projeto Teatro de Grupo será às 19 horas do dia 12, com a apresentação do espetáculo Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. Em seguida, um bate-papo com o secretário estadual de cultura, que falará sobre as novas políticas públicas de cultura do estado. Também está previsto o lançamento do livro “Em busca de um Teatro Popular”, de César Vieira, e da exposição fotográfica “13 anos do Teatro Popular de Ilhéus”, um dos grupos residentes da Casa dos Artistas.

No segundo dia do evento, a programação começa às 9 horas, com ciclo de debates sobre os temas: Teatro – produção, consumo e difusão – o papel do Estado e o papel dos grupos e Estratégias para Manutenção de Grupos. A noite será dedicada à apresentação de espetáculos. Às 18 horas, o Auto do Boi da Cara Preta, da Cia Boi da Cara Preta, grupo residente da Casa dos Artistas. E, às 20 horas, o monólogo Estação Terminal, da companhia Ensaio Aberto, do Rio de Janeiro.

O tema dos debates da manhã do dia 14 será: Gestão de Grupos e Espaços Culturais. À tarde, haverá mais discussões, desta vez sobre A política de Editais e Leis de Incentivo, com a participação do superintendente estadual de Promoção Cultural. E, fechando o projeto, às 18 horas, haverá outra apresentação da peça Estação Terminal, seguida, às 20 horas de Pega pá capá, do Teatro Popular de Ilhéus.


Segundo o diretor da Casa dos Artistas, o projeto Teatro de Grupo: estratégias de sobrevivência proporcionará reflexões sobre a atividade teatral, que vem sofrendo abalos significativos com a dissolução de grupos e graves crises financeiras. “Trazer esta discussão servirá para fortalecer as relações internas e promover o intercâmbio com grupos da cidade”, afirmou.

Estação Terminal

Nenhum comentário: