quinta-feira, 19 de junho de 2008

Último Improviso, Oxente! sobre Porto Sul discute alternativas para sua localização

Fotos: Felipe de Paula

Fechando o bimestre de discussões sobre o Porto Sul, o projeto Improviso, Oxente! abordou alternativas sobre a localização do empreendimento. A iniciativa da Casa dos Artistas de Ilhéus, teve como convidado o diretor do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha. E, descontraindo as discussões, o blues da banda Dr. Imbira.

Como o nome do projeto já diz, na noite da última quarta-feira (18), rolou muito improviso. O convidado, que estaria presente apenas para expor o tema, foi incluído na apresentação musical, tocando sua gaita. O mediador dos debates, Ramayana Vargens, também se juntou ao grupo, tirando som do mesmo instrumento. A banda ainda contou com a participação de Hãs, vocalista da banda O Quadro, marcando o ritmo na percussão.

Iniciando as discussões sobre o tema Uma alternativa ao local do Porto Sul, o ambientalista Rui Rocha relatou a dificuldade em cogitar uma nova área para o mega-empreendimento do Governo do Estado, que compreende um retroporto, mineroduto, siderurgia e ferrovia. “Há apenas um projeto conceitual, com dados superficiais sobre a escolha da localização. É preciso realizar uma avaliação detalhada sobre os possíveis ambientais em toda a região”, explicou.

O diretor do Instituto Floresta Viva, que é um dos líderes do movimento que questiona a área apontada para a construção do Porto Sul, no povoado de Ponta da Tulha, declarou estar satisfeito com a força que o movimento vem ganhando. “Antes, o projeto do Governo do Estado vinha avançando de forma acelerada. Após os questionamentos levantados, conseguimos fazer a população querer saber mais detalhes e participar dos debates”, afirmou.

De acordo com Rui, antes de apoiar ou não o projeto do Porto Sul, a comunidade precisa conhecer o que realmente será feito na área, suas possíveis conseqüências e avaliar se é isto que deseja para o local. “Não só o local, mas toda a população, podem sofrer danos permanentes”, disse.

Segundo o projeto conceitual do Governo do Estado, o Porto Sul seria construído dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, no Povoado de Ponta da Tulha, com mais de 1.700 mil hectares. Através de uma parceria público-privada, a empresa Bahia Mineração, que explora minério de ferro em Caetité, implantaria um porto para escoar sua produção.

Para o próximo bimestre, o Improviso, Oxente! deverá trazer para discussão a revolta dos escravos do Engenho de Santana, que aconteceu no século XVIII, no Rio do Engenho. O levante, que originou a primeira greve registrada no Brasil, será o tema do próximo espetáculo montado pelo Teatro Popular de Ilhéus, um dos grupos residentes da Casa dos Artistas.

Programação - A programação deste final de semana da Casa dos Artistas sofreu algumas alterações. O espetáculo Arlequim servidor de dois patrões, da Outra Companhia de Teatro, de Salvador, foi cancelado. Portanto, neste sábado (21), às 17h30min, continua em cartaz O Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta, seguido de Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito, do Teatro Popular de Ilhéus.

Nenhum comentário: