terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aniversário da Mondrongo Livros foi marcado com festa literária

Heitor Brasileiro, Ramon de Freitas Ribeiro, Rodrigo Melo e Jorge de Souza Araújo

Para celebrar o primeiro aniversário de sua editora, a Mondrongo Livros, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) realizou uma grande festa literária. Na noite do último sábado (12), além de lançar cinco novas obras de gêneros variados, aconteceu um sarau, onde os autores puderam ler trechos de poemas e fazer reflexões sobre a literatura regional. Houve ainda sessão de autógrafos e a música ambiente ficou por conta do DJ Jef, que também é vocalista da banda OQuadro. 

A cerimônia comemorativa foi mediada pela primeira mulher a ter sua obra publicada pela Mondrongo, Daniela Galdino. Seu livro, Inúmera, será o primeiro ser reimpresso. Na ocasião, foram lançados livros de dois autores baianos consagrados: Essa esquiva e dilacerada fauna (contos), de Jorge de Souza Araujo; Um rio nos olhos (poesia), de Aleilton Fonseca, em edição bilíngue português/francês, divulgada na França e Canadá. Os talentos regionais foram marcados com O chão & a nuvem (poesia), de Heitor Brasileiro Filho, O sangue que corre nas veias (contos), de Rodrigo Melo e O túmulo agonizante, de Ramon de Freitas Ribeiro. 
Os autores que lançavam suas obras na ocasião festiva também falaram sobre o importante papel da Mondrongo Livros. Para Jorge de Souza Araújo, a editora tem a capacidade de capitalizar ações positivas, valorizando a palavra como elemento de transformação dos indivíduos. Um dos estreantes da noite, Rodrigo Melo, falou que ao receber o apoio do público, sente vontade de escrever ainda mais. O poeta Heitor Brasileiro agradeceu pela atenção dada à sua obra em cada etapa produtiva. 

O também estreante Ramon de Freitas Ribeiro, que lançou três novelas de terror, falou sobre sua escolha pelo gênero literário, tão inusitado na região. Segundo o autor, suas influências foram Edgar Alan Poe e Howard Phillips Lovecraft, trabalhando com o horror cósmico, que trabalha com confrontos materialistas entre os seres humanos e o sobrenatural, uma contraposição ao terror gótico, cujo foco são seres encantados, imateriais. 

Romualdo Lisboa, Daniela Galdino e Gustavo Felicíssimo
Segundo o diretor do TPI, Romualdo Lisboa, o lançamento de livros na região sulbaiana não é algo cotidiano e fica feliz em ver que a Mondrongo tem sido responsável por boa parte dos últimos. Já o diretor de literatura do grupo, Gustavo Felicíssimo, declarou que o papel da editora é fomentar a literatura, e se sentia honrado em publicar obras de amigos e mestres não pela aproximação, mas por dar espaço a trabalhos de alta qualidade. “Cada vez mais descobrimos novos talentos que nos surpreendem com seus textos”, disse.


Nenhum comentário: