quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Teatro Popular de Ilhéus ocupará antigo Grupo Escolar General Osório


Reunião com artistas para assinatura do Protocolo de Intenções - foto Mary Melgaço

O prédio histórico que um dia abrigou o Grupo Escolar General Osório será a nova sede do Teatro Popular de Ilhéus pelos próximos 20 anos. Na manhã desta quinta-feira (04), o grupo assinou um Protocolo de Intenções junto ao Governo Municipal, que prevê o termo de permissão de uso do espaço pelos artistas. “Ficamos surpresos quando a Prefeitura nos propôs a ocupação de um local que faz parte da identidade da sociedade ilheense”, declarou o diretor do TPI, Romualdo Lisboa.

Assinatura do Protocolo de Intenções - foto Mary Melgaço
A assinatura do documento foi realizada em cerimônia que contou com a presença de membros do Teatro Popular de Ilhéus e dos outros três grupos residentes da Casa dos Artistas de Ilhéus (Cia. Boi da Cara Preta, Grupo Teatral Maktub e Improviso Nordestino). Representando o executivo municipal, estavam o prefeito Newton Lima; o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Jorge Bahia; o procurador Pedro Germano e o chefe de gabinete, José Nazal. 

O TPI irá manter todas as ações já desempenhadas na Casa dos Artistas, visando sempre à integração com a comunidade. As atividades do grupo são financiadas pelo Fundo de Cultura da Bahia e já têm um cronograma definido até 2015. “Há oito dias, soubemos que os proprietários do imóvel em que funciona a Casa dos Artistas, onde estamos há 10 anos, não tinham interesse em renovar o contrato de aluguel. E, estávamos preocupados, pois sem um local, teríamos dificuldade em cumprir o convênio junto ao governo estadual. Mas, agora, com este novo espaço, poderemos ampliar ainda mais nossas ações”, disse o diretor do TPI. 

Para o prefeito Newton Lima, o Teatro Popular de Ilhéus é um dos principais protagonistas da cultura ilheense. “Sabemos que o grupo tem projetos alvissareiros para a cultura de Ilhéus e região. Diante da situação enfrentada pelo TPI, surgiu a ideia de firmarmos um convênio e passarmos o prédio do antigo General Osório, agregado à Biblioteca Municipal”, afirmou o chefe do executivo municipal. 

Artistas celebram futura nova sede - foto Clodoaldo Ribeiro
A permissão de uso do prédio histórico veio também atender a algumas dificuldades enfrentadas pelo TPI e demais grupos residentes da Casa dos Artistas. O espaço físico já se encontrava limitado diante o volume de atividades. A Cia. Boi da Cara Preta, em processo de remontagem do musical Auto do Boi da Cara Preta, tem feito seus ensaios na rua, já que as salas se encontram ocupadas com oficinas. 

O presidente do Teatro Popular de Ilhéus, Bruno Susmaga, disse que, desde que o grupo assumiu a administração da Casa dos Artistas em 2002, o espaço foi dinamizado. “Agradecemos à família de Hans Koella, que foi o mecenas que cedeu o imóvel gratuitamente para os artistas da região. Agora, com um local maior e de tamanha relevância história, o compromisso do TPI com a cultura regional é ainda mais expressivo”, destacou.

Artistas recriam foto histórica dos coronéis na inauguração do prédio em 1915 - foto Clodoaldo Ribeiro
De acordo com o plano de trabalho para os próximos três anos, estão previstas mais de seis mil horas de cursos e oficinas e exibição de 144 filmes no Cineclube Équio Reis. Também serão realizados 32 debates sobre temas de interesse público, produzidos 90 vídeos curta-metragem, 18 encontros com escritores regionais e mais de 200 espetáculos de teatro, música e dança. A estimativa de público vai além de 100 mil pessoas. 

Ao ocupar o prédio histórico, o Teatro Popular de Ilhéus informa que a administração do espaço ficará totalmente a cargo do grupo, incluindo pagamento de contas e funcionários. O chefe de gabinete, José Nazal, inclusive, cobrou uma grande ação do TPI para celebrar os 100 anos do imóvel, em 31 de dezembro de 2015. 

A Prefeitura de Ilhéus está finalizando a reforma do antigo Grupo Escolar General Osório, que estava abrigando a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho e o Arquivo Público João Mangabeira. O governo municipal se comprometeu a entregar o imóvel em condições de uso dentro de 15 dias. E, segundo o secretário de Infraestrutura, Angelito Dias, a administradora Casa Azul Ltda. e GT Engenharia asseguraram a pintura do prédio.

Nenhum comentário: