quinta-feira, 29 de março de 2012

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS NO FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA




Nesta última terça-feira, no dia Mundial do Teatro (27), foi aberto o Festival de Teatro de Curitiba. Durante 13 dias, o evento que este ano chega a 21ª edição promete movimentar a capital. Até oito de abril 2,5 mil artistas vão participar de espetáculos de teatro, dança e música. São atrações para todos os bolsos, gostos e em horários variados, garante Leandro Knopfholz, um dos organizadores do festival.


O Festival de Teatro de Curitiba passaria despercebido se não tivéssemos lá, dois espetáculos do Teatro Popular de Ilhéus: “Teodorico Majestade – As Últimas Horas de Um Prefeito” e “O Inspetor Geral – Sai o prefeito entra o vice”. Veja imagens do site em que aparece os horários e o local da apresentação do TPI:




O Festival é um sucesso nacional. Um dos maiores da América latina. Em entrevista ao G1, Knopfholz conta que se envolveu diretamente na criação do evento, ainda em 1991. A estreia do Festival de Teatro foi em 1992. “Havia salas [de teatro] na cidade, mas não havia conteúdo. Então celebrando o aniversário da cidade, que estava chegando aos 300 anos [completos em 1993], um marco, começamos a trazer para a cidade peças que antes não chegavam”.


“O festival hoje é uma referência de evento cultural, 21 edições ininterruptas, é raro isso no Brasil. O festival foi criando corpo, aumentado a oferta de acordo com a crescente demanda do público curitibano. Acho que envolveu a cidade, o público e hoje é uma grande celebração de Curitiba”, explica o idealizador. O Festival de Teatro de Curitiba é programado todos os anos para os dias próximos ao aniversário da capital paranaense, no dia 29 de março.


Clique na imagem para acessar a página do site

Consolidado no circuito cultural do país, mais de três mil espetáculos já passaram pelos palcos do festival e foram vistos por um público estimado em 1,8 milhão de pessoas, até 2011. “A criatividade é hoje um ativo em todas as sociedades e Curitiba com o festival se torna um pólo de atração e projeção de criatividade. Não só na área teatral, como na área da música, na área das artes visuais. Acho que eventos como este são marcos importantes pra firmar e evidenciar a identidade criativa da cidade”, afirma Knopfholz.


A expectativa é de que 180 mil pessoas assistam os espetáculos do festival deste ano. Ao todo, são quase 400 peças no catálogo de ofertas, que inclui 'Gargólios', dirigida por Gerald Thomas, 'O libertino', de Jô Soares, e 'Palácio do Fim', de José Wilker.


Fonte: G1 e Site do Festival
Matéria públicada originalmente em: Comunidade Tia Marita

Nenhum comentário: