quarta-feira, 28 de março de 2012

AS LENDAS DA LAGOA ENCANTADA SEGUE EM CARTAZ

O mundo dos encantados está de pernas pru ar com a notícia que Romãozinho trouxe para Mãe-D'Água:





"Ele viu sair do navio, viu desembarcar
pra mais de tonelada, de máquina,
de ferro, guindaste, ponte, porta,
pra mais de tonelada, de maquinaria.
                    
Disse que os homens da Europa,
filhos de Tupã-Cavalo chegaram assim,
assim de máquina, de ferro,
pra construir uma estrada de ferro."



                                                                                                         Mãe D'Água (Márcia Mascarenhas)

Nêgo-D´Água, Caipora, Biatatá e a Mula-sem-cabeça estão reunidos com Mãe-D'Água para decidir o futuro. Eles temem que o "progresso" afaste o coração das novas gerações dos encantados, o que será o fim das Lendas e suas histórias.

Mãe-D'Água, a sereia d'água doce, a Iara, lembra q n'outros tempos, o Bicho Mondrongo, aquele que era chamado de Tupã-Cavalo - porque do umbigo pra cima era gente, mas do umbigo pra baixo era bicho - escravizou negros, índios e brancos, deu de taca no povo daqui e aprisionou Iara no fundo do rio com tantas correntes e tantos cadeados que nem sucuriúba pode quebrar. Mas, eis que aparece, o Menino do Céu, com a flor-surucucu. Um filho de Iara. O menino do Céu lançou a flor-surucucu no fundo do rio e as correntes se quebraram. Ele salvou Mãe-D'Água.

Agora, somente um descendente desse Menino do Céu pode salvar o mundo dos encantados destes filhos do Mondrongo. A ele será dada a flor-surucucu, para quem sabe, manter vivas as Lendas da Lagoa Encantada. No povoado da Lagoa, homens e mulheres, pescadores, agricultores e marisqueiros, que vivem do cacau e da pesca, acordam um belo dia com a notícia de que passará por ali uma estrada de ferro. É o progresso! Uns são contra, outros são a favor: O problema é que Pramode Agarrabaldo quer construir a estação do trem justamente no lugar onde acontece a maior e mais tradicional festa de lá: o Terno de Reis.

Pramode Agarrabaldo (Fábio Nascimento)

Mordenidade. Tradição. Progresso. Desenvolvimento. Ação. Reação.

A 1ª temporada do espetáculo segue até dia 21 de abril na Casa dos Artistas. Sextas às 20 horas e Sábados às 17 e 20 horas.


Nenhum comentário: