quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS: DA AVENIDA PAULISTA AOS ASSENTAMENTOS DO SUL DA BAHIA


Os artistas do Teatro Popular de Ilhéus não podem reclamar de 2011. O trabalho criativo, levado a sério, sempre árduo, rendeu excelentes resultados.

Em maio, a participação do TPI na VI Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, com Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito, propiciou críticas muito positivas de Sebastião Milaré e do colombiano José Assad, dois renomados estudiosos do teatro brasileiro e latino-americano. No dia 1º, o público que esteve presente na sala Jardel Filho, do Centro Cultural São Paulo, não economizou aplausos ao grupo ilheense.

Após a Mostra, o TPI fez duas temporadas exitosas em São Paulo, do novo espetáculo, O Inspetor Geral – Sai o prefeito entra o vice (continuação de Teodorico Majestade), nos SESI’s Mário Amato e Vila das Mercês.

A recepção da nova peça, de estética inspirada no Movimento Armorial de Ariano Suassuna, música do cancioneiro popular nordestino e texto escrito em cordel, surpreendeu o crítico Sebastião Milaré. Entusiasmado, ele incluiu o grupo na série de documentários: Teatro & Circunstância Nacional, da SESC TV. O programa será gravado no dia 28 de novembro, e por enquanto, não tem data de exibição.

 Satisfeita com o resultado de “O Inspetor Geral”, a direção do SESI-SP convidou o TPI para uma 3ª temporada em Sampa, em fevereiro próximo, dessa vez na Avenida Paulista, no prestigiado Teatro Ruth Cardoso. A reestréia será no dia 1º (quarta-feira) e irá até o dia 12 (domingo).

O novo espetáculo ainda não subiu aos palcos baianos, entretanto, no dia 05 de dezembro, às 19:30h, O Inspetor Geral será apresentado pela primeira vez no estado, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador. O patrocínio é da Fundação Cultural do Estado da Bahia, como parte do projeto Verão Cênico.

Para fechar com chave de ouro o sucesso de 2011, nada melhor do que vencer um novo edital para 2012. A FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) acaba de selecionar o Teatro Popular de Ilhéus no Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010.

Graças a essa premiação, em 2012, o grupo vai percorrer 22 assentamentos de reforma agrária do litoral sul da Bahia, com o espetáculo Teodorico Majestade. A proposta do TPI, premiada pela FUNARTE, é levar teatro de grande qualidade para famílias de pequenos agricultores.

Inúmeros palcos, realidades distintas. Da Avenida Paulista aos assentamentos de trabalhadores da terra, o Teatro Popular de Ilhéus percorre sua trajetória, fazendo de cada apresentação um ponto irradiante da arte grapiúna.

Um comentário:

“Operária das Ruínas” disse...

fico bastante orgulhosa ao saber dessas andanças todas... fruto de trabalho sério e de qualidade. Parabéns!