terça-feira, 29 de março de 2011

Cineclube Équio Reis

O Passageiro - Profissão: Repórter (Antonioni)





Considerado uma das grandes obras-primas do mestre Antonioni, “O Passageiro” apresenta uma apuração técnica quase perfeita. O filme deixou todos boquiabertos na época de seu lançamento, devido à grande inovação da linguagem cinematográfica.

A estória contada é a de David Locke, um repórter que está hospedado na África com o objetivo de filmar um documentário sobre guerrilha. Sua solidão e a falta de tato para a comunicação (dois dos temas preferidos do diretor) são intensificadas por desertos e outras vastas paisagens, além da dificuldade de se expressar e compreender uma língua que não é sua. Isso acaba por nos remeter ao filme “O Deserto Vermelho”, apesar deste se passar quase todo num espaço urbano.

A trajetória de Locke começa quando ele encontra o corpo de seu vizinho de quarto, David Robertson, um homem misterioso que reluta em revelar os feitos de sua vida. Há uma notável cena em que a câmera se direciona para o ventilador e, quando se volta para Locke, ele aparece vestindo a camisa de Robertson. Esse é o momento em que a personagem principal decide, num impulso, trocar de identidade com o morto. A partir daí, o protagonista guia seus dias pela agenda do falecido.

HOJE ÀS 19 HORAS
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: