quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Teatro Popular de Ilhéus estréia hoje no Rio de Janeiro Teodorico Majestade

Tudo pronto para a estréia do espetáculo Teodorico Majestade - as últimas horas de um Prefeito no Teatro de Arena da Caixa, no Rio de Janeiro. Há quase 4 anos em cartaz, o espetáculo já fez duas temporadas em Salvador, e outras tantas pelo interior, recebeu duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro da Bahia (melhor texto, Romualdo Lisboa e melhor ator, Ely Izidro) e agora faz temporada no Rio de Janeiro com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

O ano de 2010 é bastante especial para o Teatro Popular de Ilhéus. O grupo completa 15 anos de atividades e comemora com uma agenda apertada:
- Em fevereiro estreou o espetáculo Vida de Galileu, de Bertolt Brecht - uma ocupação do Palácio Episcopal, prédio histórico de Ilhéus - a montagem que conta com o apoio do Laboratório de Astrofísica Teórica e Observacional da UESC, tem quatro horas e meia de duração e reune atividades como observação do céu e exposição do Sistema Solar.
- Em março iniciou a montagem de Nazareno contra o Dragão da Maldade, de Romualdo Lisboa. A peça ganhou o Prêmio Manoel Lopes Pontes de estímulo a montagem da Fundação Cultural do Estado da Bahia e tem estréia prevista para outubro.
- O grupo foi convidado pelo cineasta Márcio Curi para participar das gravações, em Ilhéus, do filme A última estação - o espetáculo Vida de Galileu faz parte do roteiro de Di Moretti. as gravações acontecem em outubro.
- Em novembro o Teatro Popular de Ilhéus faz temporada de Vida de Galileu em Salvador entre os dias 15 e 30, com apresentações de terça a sábado no Espaço Cultural Casa Preta, no Largo Dois de Julho.
- Em dezembro, ainda em Salvador, faz temporada de Nazareno contra o Dragão da Maldade em local a ser definido.
E não é só isso: o grupo foi convidado para participar em 2011 da VI Mostra Latino-americana de Teatro de Grupo, em São Paulo. Um evento promovido pela Cooperativa Paulista de Teatro que reúne 10 a 12 grupos do Brasil e exterior.
Logo mais às 20 horas o Teatro Popular de Ilhéus inicia sua temporada no Rio e segue em cartaz até 12 de setembro, sempre de quarta a sábado às 20 horas e domingo às 19 horas. A produção local de Teodorico Majestade é da ZBR Comunicações, promoção MPB FM, patrocínio Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário: