sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Teatro Popular de Ilhéus encena trechos de Vida de Galileu na V Semana de Física

O grupo Teatro Popular de Ilhéus brindará o público da V Semana de Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) com a encenação da abertura e três cenas do espetáculo Vida de Galileu. A apresentação acontecerá às 19 horas da próxima segunda-feira (21), no auditório Paulo Souto. “Como a UNESCO elegeu 2009 como o ano da astronomia, resolvemos fazer uma livre adaptação da obra de Bertolt Brecht para incentivar o público a ter um novo olhar sobre o universo”, disse o diretor Romualdo Lisboa.

A nova peça do Teatro Popular de Ilhéus começou a ser montada em março, com ensaios e oficinas para o elenco. Nos meses de abril e maio, o projeto de debates da Casa dos Artistas, Improviso, Oxente!, abordou as descobertas de Galileu Galilei, dando maior subsídio para o espetáculo. Em parceria com grupo de Astrofísica da UESC, além das discussões sobre o universo e a vida do físico italiano, os participantes também fizeram observações dos astros celestes. Para Romualdo, “a imersão na temática foi fundamental para que todos aprendessem não apenas sobre a astronomia, mas também sobre o contexto histórico, social e político das primeiras grandes descobertas”.

As cenas de Vida de Galileu que serão apresentadas durante a V Semana de Física da UESC serão apenas uma prévia do espetáculo grandioso que está sendo preparado. Atualmente, os 22 atores e atrizes estão ensaiando no Palácio Episcopal, no Alto da Piedade. O prédio histórico foi cedido pelo Instituto Nossa Senhora da Piedade, administrado pelas Irmãs Ursulinas, e será usado como cenário da montagem.

Construído em 1928 para ser a casa do bispo diocesano, o imóvel está passando por pequenas adaptações para que o espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus seja apresentado nele. “Há pouco mais de um mês, reunimos os artistas para um mutirão de limpeza e pequenos reparos. Quando tudo estiver pronto, será muito gratificante trazer o público para um local belíssimo, que faz parte do patrimônio municipal e precisa de mais atenção”, afirmou o diretor.

Além da peça teatral, a V Semana de Física da UESC segue até o dia 23 de setembro com palestras, mesas redondas e observações do céu com telescópios. O tema deste ano será Pesquisa, Ensino e Difusão de Astronomia, uma forma de discutir como a humanidade vem sendo transformada desde que Galileu Galilei realizou uma observação detalhada do universo há 400 anos e a chegada do homem à Lua em 1969.

Nenhum comentário: