terça-feira, 26 de maio de 2009

Astronomia Cultural será próximo assunto do Improviso, Oxente!

Fotos: Felipe de Paula

Aproveitando que, neste ano, comemora-se 400 anos que Galilei observou o céu de forma sistemática e 40 anos que o homem viajou até a Lua projeto Improviso Oxente! continua promovendo debates sobre temas relacionados à astronomia e descobertas do cientista italiano. Tendo como convidado o Grupo de Astrofísica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o próximo assunto abordado será Etnoastronomia: Astronomia Cultural. Com entrada franca, a iniciativa começa às 19 horas desta quarta-feira (27).

O tema do Improviso, Oxente! desta quarta-feira falará sobre os conhecimentos astronômicos dos diferentes povos do planeta, foco da etnoastronomia. Assim, as discussões farão um passeio através das interpretações que a humanidade fez sobre o movimento dos astros, suas simbologias e influências sobre os costumes das sociedades.

De acordo com o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, as discussões geradas durante o Improviso, Oxente! não estão servindo de base apenas para o próximo espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus, mas também são interessantes para a comunidade em geral. “Em abril, os debates enfocaram o lado científico e os avanços tecnológicos, inclusive com observações do céu. Neste mês, a abordagem foi enfocada no universo filosófico”, informou o diretor.

Além das falas dos especialistas convidados, o projeto da Casa dos Artistas é pontuado com esquetes teatrais e o som da banda responsável pela trilha sonora da próxima montagem do Teatro Popular de Ilhéus: A vida de Galileu, de Bertolt Brecht. Assim como o nome sugere, tudo é improvisado, seguindo o clima dos assuntos e discussões levantadas.

Nenhum comentário: