terça-feira, 14 de abril de 2009

Improviso, Oxente! promove observações astronômicas

Fotos: Felipe de Paula


Retomado na última quarta-feira (08), o projeto Improviso, Oxente! da Casa dos Artistas de Ilhéus iniciou as discussões sobre a astronomia e sua relação com as descobertas de Galileu Galilei. Sendo o grupo de Astrofísica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) o convidado da noite, a explanação sobre o que são galáxias, estrelas, planetas e luas e seus posicionamentos foi conduzida pelos professores Jules Batista e Leandro Kerber.


Além das habituais discussões promovidas no teatro Pedro Mattos, o Improviso, Oxente! contou ainda com a exibição de trechos do vídeo “Planetário”, da Scientific America, que ajudou o público a visualizar as explanações. Segundo o professor Jules, a astronomia foi o tema escolhido pela UNESCO para ser abordado ao longo do ano. “Em 2009, comemora-se 400 anos que Galileu Galilei observou o céu de forma sistemática e 40 anos que o homem viajou até a Lua”, informou.


Após as explanações e abertura para perguntas, os participantes do projeto foram conduzidos à Praça Dom Eduardo, onde puderam observar o planeta Saturno através de um telescópio. Orientados por membros do Grupo de Astrofísica da Uesc, a maioria pôde ter contato com o equipamento pela primeira vez.

De acordo com o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, o produto das discussões geradas durante o projeto será utilizado como suporte para o novo espetáculo do grupo Teatro Popular de Ilhéus: A Vida de Galileu, de Bertolt Brecht. “Chamando a atenção para a grandeza do nosso universo, queremos incentivar o público a ampliar seus olhares”, complementou.


As colocações dos palestrantes e do público do último Improviso, Oxente! foram intercaladas por apresentações da banda que fará a trilha sonora da próxima montagem do Teatro Popular de Ilhéus. O ator Amauri Oliveira também fez uma participação especial, com uma performance artística. Assim como o nome do projeto indica, tudo foi improvisado, seguindo o clima das discussões.


Sempre com entrada franca, o próximo Improviso, Oxente! abordará o sub-tema: Mensageiro das Estrelas. O encontro está marcado para esta quarta-feira (15), a partir das 19 horas. “É interessante que, além da comunidade em geral, interessada pelo estudo da astronomia, as escolas também incentivem seus alunos a participar da iniciativa, pois ajudará muito a desenvolver o tema que será trabalhado ao longo do ano”, declarou Romualdo Lisboa.

Nenhum comentário: