quinta-feira, 30 de abril de 2009

Brasil cantado em versos abre programação de maio da Casa

O show Brasil em versos cantados, de Carlos Silva, abre a programação de maio da Casa dos Artistas de Ilhéus, que traz ainda teatro, dança, oficinas, e exibições de filmes clássicos. Com raízes no sertão da Bahia, o cantador que deu uma prévia do seu trabalho em março, durante o Tome Teatro!, sobe ao palco do teatro Pedro Mattos às 20 horas desta sexta-feira (1º). Em sua apresentação, ele reúne canções e versos que traduzem um olhar crítico sobre as desigualdades do país. O artista volta ainda no sábado (02) e nos dias 08 e 09, também às 20 horas.

A nova programação da Casa dos Artistas dá continuidade ao projeto de debates Improviso, Oxente! sobre a astronomia e descobertas de Galileu Galilei. Com entrada franca, as discussões acontecem todas as quartas-feiras às 19 horas e servirão de base para a nova montagem do grupo Teatro Popular de Ilhéus. Em parceria com o Grupo de Astrofísica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o primeiro convidado do mês será o professor Marcelo Moschetti, que falará sobre a condenação de Galileu, no dia 06.

Depois de percorrer cinco comunidades rurais de Ilhéus, a Cia. Boi da Cara Preta continua em cartaz com o infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta. A peça será apresentada sempre aos sábados, a partir do dia 09, às 17h30min. E, nos dias 15 e 16 às 20 horas, tem Josefina, a baiana carioca, com Walmir do Carmo e Lucas Oliveira. A montagem narra a trajetória de uma baiana que, após morar no Rio de Janeiro, retorna à sua terra natal.

A comédia Teodorico Majestade, as últimas horas do prefeito, que deu duas indicações ao prêmio Braskem de Teatro ao grupo do Teatro Popular de Ilhéus, também compõe as atrações de maio da Casa. Como se saída das páginas da Literatura de Cordel, a peça mostra o lado engraçado da corrupção, nos dias 22 e 23, às 20 horas. Já o espetáculo Água de Moringa, da Cia. de Dança Soanne Marry, traz o espírito da baianidade traduzindo sentimentos humanos. Serão duas apresentações, às 20 horas dos dias 29 e 30.

Após homenagear cineastas baianos ao longo de abril, neste mês, o Cineclube Équio Reis apresenta quatro clássicos do cinema. Com entrada gratuita, sempre a partir das 18h30min das quintas-feiras, serão exibidos filmes considerados marcos na história da sétima arte. Uma das primeiras obras do expressionismo alemão, O gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene, abre a programação no dia 07.

E, nos dias 18 e 19, o Núcleo de Audiovisual da Casa dos Artistas promove o 1º Seminário de Audiovisual. A partir das 19 horas, serão realizados debates, palestras e apresentações de trabalhos. As inscrições estão abertas até o dia 12 de maio e devem ser feitas na sede do espaço cultural. Todos os participantes receberão certificados.

Ainda durante o mês de maio, a Casa dos Artistas de Ilhéus continua com inscrições abertas para oficinas variadas. Tem Canto Coral, com o maestro Antônio Melo; Dança de Salão, com Aldenor Garcia; Horta Urbana, com Potira Castro; Confecção de instrumentos Alternativos, com Cabeça; Teatro para jovens e adultos, com Takaro Vítor e Teatro para adolescentes, com Ely Izidro. Mais informações podem ser adquiridas pessoalmente ou pelos telefones (73) 3634-5818 e 3231-0785.

Nenhum comentário: