segunda-feira, 9 de março de 2009

Núcleo de Audiovisual da Casa lança edital para gravação de videoclipes


Lançado no último sábado (07), o Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas já abriu o seu primeiro edital, que dará apoio para a gravação de videoclipes de bandas e artistas alternativos da região. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui no blog. Os interessados poderão se inscrever até o dia 07 de abril e os resultados serão divulgados em 04 de maio.

O edital de apoio para a gravação de videoclipes selecionará dois inscritos a partir da apresentação de um projeto técnico com conceito do trabalho, letra da música, proposta de abordagem, sugestão de roteiro e plano de produção. Também serão exigidos currículo e autorização de cessão de direitos autorais da música, que deverá ser apresentada em CD. “O Núcleo cederá, gratuitamente, equipamentos e técnicos para todo o processo de produção”, informou o coordenador, Felipe de Paula.

A apresentação do edital aconteceu durante a solenidade de apresentação do Núcleo de Produção Audiovisual, um dos contemplados do projeto Pontos de Cultura da Bahia da da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com o Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura. O espaço será administrado pelo Teatro Popular de Ilhéus, que também está à frente da Casa dos Artistas. “Nossa intenção é incentivar os artistas e bandas da nossa região que, não disponibilizam de recursos para terem mais uma ferramenta de divulgação do trabalho”, explicou o diretor, Romualdo Lisboa.

A cerimônia de lançamento foi aberta à comunidade em geral, que pôde conhecer as propostas do novo Núcleo da Casa dos Artistas. O espaço possibilitará o registro manifestações culturais, documentários, ficções, videoclipes, além da gravação de CDs, DVDs e trilhas sonoras. Também estão previstos cursos, oficinas e seminários relacionados ao audiovisual. A montagem do projeto será executada em três fases. No primeiro ano, o foco será o vídeo, enquanto o segundo terá como meta a montagem do estúdio de som. Já o terceiro ano será reservado à ampliação e estruturação.

Outra proposta do Núcleo de Produção Audiovisual é a implantação do Cineclube Équio Reis, cuja inauguração está prevista para o mês de abril. O coordenador de Projetos da Casa dos Artistas, Elson Rosário, informou que já foi mantido contato com a Associação de Cineclubes do Brasil e a Associação Brasileira de Documentaristas. “Queremos exibir obras clássicas ou fora do circuito comercial, inclusive produções baianas que estão se destacando no cenário nacional”, disse Elson.

Após as apresentações formais, o público presente foi convidado a um coquetel servido nas dependências da Casa dos Artistas com apoio do Mestre Cuca Delicatessen, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Restaurante Barrakítika. A banda Improviso Nordestino foi responsável pelo som, tocando obras da MPB e composições próprias.

Nenhum comentário: