domingo, 14 de dezembro de 2008

Opereta em protesto ao Porto Sul é encenada durante evento apoiado pela BML


“Não somos contra o progresso” foi um dos refrões entoados pelos atores e músicos da Casa dos Artistas durante o evento esportivo apoiado pela Bahia Mineração Ltda. (BML), realizado na manhã deste domingo (14), em Ilhéus. Em protesto à construção do complexo “Porto Sul”, o ato buscou sensibilizar a população sobre os impactos ambientais do empreendimento da mineradora em parceria com os governos estadual e federal, que deverá ser instalado na praia de Ponta da Tulha.

Além da encenação da opereta Porto Sul – Artimanha do Mal, o protesto foi integrado pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), empresários do trade turístico e entidades como a ONG Ação Ilhéus e o Instituto Floresta Viva. “Nosso objetivo é chamar a atenção da comunidade sobre os riscos que corre nossa região, já que o local apontado para o mega-empreendimento está em uma Área de Proteção Ambiental (APA)”, disse o autor e diretor da montagem, Romualdo Lisboa.

Com músicas de Cabeça, líder do grupo Improviso Nordestino, a opereta faz uma sátira de como o local, de grande potencial turístico, foi destinada a virar um complexo que envolve porto, aeroporto e ferrovia. Os prováveis danos à natureza e à saúde da população, que poderá sofrer com o pó levantado pelo minério de ferro, também foram abordados pela encenação. A provável favelização com as promessas de empregos e as belezas da Lagoa Encantada, que está a apenas seis quilômetros da área de 17 milhões de metros quadrados, não deixaram de ser lembradas.

De acordo com Romualdo, a opereta Porto Sul – Artimanha do Mal serve de ferramenta para sensibilizar a todos sobre a importância de preservar o nosso patrimônio natural, que é insubstituível. “Todo o conteúdo da montagem foi baseado em estudos apresentados por técnicos, durante o projeto Improviso, Oxente! e experiências de outros locais que vivem experiências semelhantes com a que querem construir em Ilhéus”, afirmou o diretor.

O projeto
De acordo com seu projeto conceitual, o “Porto Sul”, estará integrado à ferrovia originária de Caetité, que servirá para o escoamento de minérios, grãos e biocombustíveis destinados à exportação, e ao aeroporto internacional. O equipamento será instalado em alto-mar, a três quilômetros da costa, e virá completamente pronto para ser montado.

A área apontada para a construção do novo complexo portuário está no meio de um Minicorredor Ecológico – entre a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, o Parque da Esperança, o Parque Estadual da Serra do Conduru e Serra Grande.

Nenhum comentário: