segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Artistas apresentam espetáculos no povoado de Lagoa encantada


Os moradores do povoado de Lagoa Encantada tiveram uma tarde diferente no último domingo (21). A comunidade pôde assistir a dois espetáculos montados pelos grupos residentes da Casa dos Artistas de Ilhéus: Auto do Boi da Cara Preta e Porto Sul – Artimanha do Mal. O palco foi sob a sombra das árvores e às margens da lagoa que dá nome à localidade, situada ao norte de Ilhéus.

A primeira peça apresentada foi o Auto do Boi da Cara Preta, da Cia. Boi da Cara Preta. Apesar de ser infanto-juvenil, o espetáculo atraiu a atenção de adultos e idosos, que se encantaram com as músicas e história, que conta como surgiu a canção de ninar mais famosa do Brasil. De acordo com a diretora da montagem, Tânia Barbosa, “a experiência de sair dos limites da Casa dos Artistas é sempre positiva, pois conseguimos um contato mais direto com o público”.

Em seguida, a comunidade da Lagoa Encantada foi convocada à reflexão com a apresentação da opereta Porto Sul – Artimanha do Mal. O espetáculo, cujo elenco é formado por músicos e atores dos grupos residentes da Casa dos Artistas, faz uma crítica ao mega-empreendimento que os governos estadual e federal querem instalar a apenas seis quilômetros do povoado. A montagem também homenageia as belezas naturais de Ilhéus, que correm riscos com a implantação do porto, aeroporto e ferrovia nas imediações de Ponta da Tulha.

As apresentações na Lagoa Encantada foram realizadas com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus, que cedeu o ônibus Águia da Cultura para transportar o elenco. A administração do povoado, através de Dotô, e o integrante da ONG Ação Ilhéus, Paulo Lago, também deram suporte à iniciativa. “Fomos bastante acolhidos pela comunidade, que nos ajudou com a estrutura e também se envolveu com as encenações”, disse o diretor do espaço cultural, Romualdo Lisboa.

Programação da Casa
Integrando os preparativos para o Natal, nesta terça-feira (23), o grupo Do pranto ao riso encena a peça O boi e o burro a caminho de Belém. Voltado para todas as idades, o espetáculo começa às 19 horas. E, após o feriado, às 20 horas do sábado (27), a comédia Pega pa Capá fecha a programação de 2008 da Casa dos Artistas. “Há cinco anos em cartaz, esta será a última apresentação da montagem e o público pode esperar algumas surpresas”, informou Romualdo Lisboa.

Um dos grandes sucessos do Teatro Popular de Ilhéus, Pega pa Capá traz duas esquetes inspiradas em cordéis: O homem que pintou a parede e a mulher chupou e O Fiscal e a Fateira. Os textos de Franklin Costa e Équio Reis narram confusões divertidas, mas recheadas de críticas sociais. Com trilha sonora executada ao vivo por Azulão Baiano e participação do cordelista Gilton Thomaz, o elenco é composto por Ely Izidro, Tânia Barbosa e Romualdo Lisboa, que também assina a direção.

Nenhum comentário: