quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dr. Espírito Santo fecha discussões com candidatos a prefeito de Ilhéus

Foto: Felipe de Paula

Fechando as discussões sobre políticas públicas para a cultura com candidatos a prefeito de Ilhéus, na noite da última quarta-feira (1º), o projeto Improviso, Oxente! recebeu Dr. Espírito Santo. Assim como os outros convidados, ele apresentou suas propostas para o setor cultural e também ouviu o público. “Todos se comprometeram que, sendo eleitos, voltarão mais três vezes, para construir um plano participativo de políticas públicas”, disse o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa.

Segundo Dr. Espírito Santo, a prioridade do seu plano de governo é cuidar do patrimônio cultural que Ilhéus já possui. A intenção é reformar os espaços, como o Teatro Municipal, valorizar e resgatar manifestações culturais. “Queremos dividir todos os bens e serviços com a população e a cultura está incluída nesta meta”, afirmou o candidato.

Entre as propostas apresentadas por Dr. Espírito Santo está relacionar a cultura com o turismo, tendo cuidado para não transformar o setor em um produto formatado para visitantes. Ele disse que pretende tematizar algumas localidades de acordo com sua história, a exemplo do Rio do Engenho, marcado pelo cultivo da cana-de-açúcar; Olivença, os índios tupinambás, e Castelo Novo, as fazendas de cacau.

Ligar cultura e educação também faz parte dos planos apresentados por Dr. Espírito Santo. O candidato do DEM afirmou que pretende criar bibliotecas comunitárias nas escolas e incentivar clubes de leitura. Ele também declarou que realizará campanhas para a formação de platéias, não só levando grupos culturais aos bairros e distritos, mas também trazendo os moradores para conhecer e criar o hábito de freqüentar os espaços culturais da cidade.

O candidato a vice-prefeito de Dr. Espírito Santo, Dorival Filho, também participou do Improviso, Oxente!, falando sobre as metas do plano de governo. Ele destacou que entre os objetivos está a criação de mecanismos para dar independência aos grupos culturais. “Precisamos valorizar nossas raízes para que os ilheenses também possam reconhecer os seus bens históricos e culturais”, expôs Dorival.

Como marca do projeto Improviso, Oxente!, as discussões foram descontraídas por uma atração musical. Na noite da última quarta-feira, o músico Cabeça, coordenador do Improviso Nordestino, animou a noite cantando e tocando violão. A cantora Geisa Pena, integrante do grupo residente da Casa dos Artistas, completou a apresentação.

O último Improviso, Oxente! abriu a programação de outubro da Casa dos Artistas de Ilhéus. Todas as sextas-feiras do mês, o musical Cálix Bento será apresentado às 20 horas, no Teatro Pedro Mattos. Aos sábados, às 17h30min, será encenado o infanto-juvenil Ita – um tupinambá em busca do manto sagrado, seguido, às 20 horas, de Teodorico Majestade - as últimas horas de um prefeito. As entradas custam R$ 10,00 e R$ 5,00. E, a partir do dia 15, volta o projeto Improviso, Oxente!, com entrada franca.

Nenhum comentário: