quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Artistas e poder público discutem políticas para cultura no projeto Improviso, Oxente!


Depois de ouvir as propostas dos candidatos a prefeito de Ilhéus, o Improviso, Oxente! deu prosseguimento às discussões sobre políticas públicas para cultura. Na noite da última quarta-feira (15), o convidado do projeto da Casa dos Artistas foi o prefeito eleito, Newton Lima, que não pôde comparecer e enviou o assessor da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Pawlo Cidade. A reunião contou com a participação de artistas e representantes de grupos culturais da cidade.

O objetivo desta edição do Improviso, Oxente! é o debate da proposta de criação do Sistema Municipal de Cultura, composto pela Lei de Fomento, Lei de Incentivo (com isenção fiscal para o patrocinador), Fundo Municipal e Conselho Municipal de Cultura, este último já existente. “Esta é uma iniciativa ímpar e é um grande avanço para o setor cultural local”, declarou o assessor da Fundaci.

Durante o último Improviso, Oxente!, foi lida e comentada a Lei de instituição do Programa Municipal de Fomento à Cultura. A proposta foi escrita inspirada pela Lei instituída em São Paulo, apresentada pelo Redemoinho – Movimento Brasileiro de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral. Segundo o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, “através das discussões, pretendemos construir, democraticamente, uma política pública para cultura”.
A sugestão da classe artística é que a Fundaci institua o Sistema Municipal de Cultura com o objetivo de organizar o acesso aos recursos públicos destinados a projetos culturais. “Assim, será ampliado o acesso do público aos bens e produtos artísticos, de forma integrada com as outras secretarias municipais e Governos Estadual e Federal”, declarou Romualdo.
O Improviso, Oxente! continua com as discussões sobre políticas públicas para cultura até o final do mês. O projeto conta ainda com apresentações musicais especiais e outras performances artísticas. A entrada é franca e os debates são realizados todas as quartas-feiras, às 19 horas.

Nenhum comentário: