sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Improviso Oxente! ouve propostas de Newton Lima para setor cultural

Fotos: Felipe de Paula

O candidato a prefeito pelo PSB, Newton Lima, foi o convidado da última quarta-feira (10) do Improviso,Oxente!, projeto da Casa dos Artistas. Os participantes ouviram suas propostas e deram opiniões sobre o tema central “Políticas Públicas para Cultura”. Até o dia 1º de outubro, todas a partir das 19 horas das quartas-feiras, cada candidato estará presente no espaço cultural para falar sobre o mesmo assunto.

Mediado pelo diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, o debate transcorreu de forma tranqüila, descontraído pelo músico Cabeça, líder do Improviso Nordestino, grupo residente do espaço cultural. Romualdo explica que a proposta do Improviso, Oxente! é ser um ambiente democrático, para troca de informação e conhecimento. “Queremos que o setor cultural de Ilhéus avance mais. Por isso convidamos os candidatos a prefeito para apresentarem seus planos, ouvirem as propostas da classe artística e também da comunidade”, complementou.

Newton Lima, que é candidato à reeleição, explicou que um dos maiores problemas enfrentados em relação à cultura, é a inadimplência do município, que impossibilita a captação de recursos. “Foram anos de dívidas acumuladas pelos ex-gestores que impedem o nosso município de conseguir crédito junto a alguns programas governamentais. Por isso, uma das nossas metas é quitar esses débitos”, afirmou o convidado do Improviso, Oxente!

Entre as propostas que o candidato do PSB apresentou durante o Improviso, Oxente! foi a criação do Fundo Municipal de Cultura. O objetivo desta medida é incentivar e apoiar projetos de grupos locais através de recursos específicos. Newton também falou sobre a formação do Conselho Municipal de Cultura paritário, com números iguais de representantes do poder público e também de integrantes do setor cultural.

No último Improviso, Oxente!, foi entregue ao candidato a proposta de criação do Programa Municipal de Fomento à Cultura, projeto de Lei que traz sugestões sobre como apoiar, manter e criar projetos de pesquisa e produção cultural. Acompanhado de seu candidato a vice, Mário Alexandre, após ouvir as colocações do público, Newton Lima agradeceu o convite e elogiou a iniciativa da Casa dos Artistas. “As sugestões apresentadas foram importantes. A idéia em abordar este tema foi bastante produtiva”, declarou.

A programação do Improviso, Oxente! segue na próxima quarta-feira (17) com Dr. Ruy. Na seqüência, estão previstos Cacá Colchões e Dr. Espírito Santo. Além de apresentar os seus projetos, todos convidados se comprometeram que, se forem eleitos, voltarão mais três vezes à Casa dos Artistas. Nesses encontros, irão construir, junto com os participantes, um plano de políticas públicas voltado para a cultura.

Nenhum comentário: