quinta-feira, 8 de maio de 2008

Novo Improviso, Oxente! aborda projeto do Porto Sul


A nova edição do projeto Improviso, Oxente! estreou na última quarta-feira (7), tendo como assunto geral deste bimestre o projeto do Porto Sul. Começando mais cedo, às 19 horas, a iniciativa da Casa dos Artistas teve como convidados o diretor do Instituto Floresta Viva e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Rui Rocha, e o grupo Palha Assada.


As discussões do último Improviso, Oxente! foram mediadas pelo professor Ramayana Vargens e o assunto da noite foi “O que está por trás do projeto do Porto Sul. Na ocasião, Rui Rocha, que também lidera o movimento ambientalista que questiona os impactos do empreendimento do Governo Estadual, explicou o que é o projeto. “O novo Porto, cuja área desapropriada para sua construção fica no povoado de Ponta da Tulha, estará integrado à ferrovia Oeste-leste e ao aeroporto Internacional”, disse.


De acordo com o ambientalista, o Governo do Estado anuncia o Porto Sul como uma ferramenta para escoar a produção de minério, grãos e biocombustíveis produzidos na região oeste. “O local apontado possui cerca de 18 mil hectares, está numa área de proteção ambiental, com restingas e manguezais. Por isso precisamos questionar se vale a pena pôr em risco o nosso patrimônio natural”, declarou.

Outro ponto abordado durante a discussão do Porto Sul foi a quantidade de empregos que poderão ser gerados. “O Governo do Estado fala que surgirão uma média de 10 mil empregos com todo o projeto, que abrange também a ferrovia que virá de Caetité. Na cidade, serão criados, no máximo, dois mil postos de trabalho”, afirmou Rui Rocha. Ele ainda complementou que “diante de uma região com mais de um milhão de habitantes e quase 200 mil desempregados com a crise do cacau, os números do Projeto são mínimos”.

Com música, teatro e malabarismo, o grupo Palha Assada intercalou as exposições e discussões a respeito do tema. A surpresa da noite foi o ator José Delmo, interpretando trechos do monólogo O Contador de Histórias Grapiúnas. “A proposta do Improviso, Oxente! é fazer com que a haja a produção de conhecimento através do contato com a cultura e debates”, explicou o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa.

O Improviso, Oxente! tem a coordenação pedagógica do Instituto Brasileiro de Cultura e Turismo (IBEC). Com entrada franca, o projeto da Casa dos Artistas acontece todas as quartas-feiras. O próximo assunto debatido será: “O ferro de Caetité – a produção, beneficiamento e o escoamento como solução e problema”. Os convidados serão Didier Lantiant e a banda Improviso Nordestino, grupo residente do espaço cultural.

Nenhum comentário: