Os possíveis impactos ambientais que poderão ser causados pelo Porto Sul foram discutidos no último Improviso, Oxente!. O projeto da Casa dos Artistas de Ilhéus, que acontece todas as quartas-feiras, às 19 horas, trouxe como convidado o professor da Uesc, José Adolfo e, tornando os debates mais descontraídos, o músico Cabeça, da banda Improviso Nordestino. A surpresa da noite foi a apresentação do cordelista Gilton Thomaz, que recitou um soneto sobre as belezas naturais de Ilhéus.
+-+foto+Felipe+de+Paula.jpg)
O tema da última quarta-feira (14) foi: “Os riscos ambientais do Porto Sul na região”. Com mediação do professor Ramayana Vargens, o assunto foi abordado pelo professor José Adolfo, que realiza pesquisas sobre impactos ambientais. “Como está previsto um complexo intermodal – com porto, aeroporto, ferrovia e rodovia conjugados – é preciso observar todos os aspectos que serão influenciados pela construção”, explicou.
De acordo com o professor, o Governo do Estado apresenta o projeto do Porto Sul como algo de grande benefício para a região, com geração de empregos e aumento da arrecadação de impostos. Como o local apontado para a implantação fica em uma Área de Proteção Ambiental, no povoado de Ponta da Tulha, há muito questionamento sobre os danos que poderão ser causados ao meio ambiente e às pessoas.
+-+foto+Felipe+de+Paula.jpg)
Segundo informações do Governo Estadual, o Porto Sul servirá para escoamento da produção de minério, grãos e biocombustíveis do oeste baiano e centro-oeste brasileiro. De acordo com José Adolfo, para a exportação de minério, será necessária uma área de estocagem e beneficiamento para retirar as impurezas. “Casos semelhantes, como na Ilha de Madeira em Portugal, causam poluição em toda região por conta da poeira do minério de ferro, que é levada pelo vento”, informou o professor.
Para evitar prejuízos irreparáveis ao meio ambiente, o professor José Adolfo disse que o envolvimento da comunidade é essencial durante o processo de elaboração do projeto do Porto Sul. “Seguindo a constituição, ainda será realizada uma avaliação ambiental estratégica e também uma audiência pública. Por isso, a população precisa participar ativamente a fim de garantir que não haja conflitos de interesses”, explicou.
A nova edição do Improviso, Oxente! tem como assunto geral o Porto Sul. O próximo assunto debatido será: “A Lagoa Encantada, um lugar mágico no Sul da Bahia”. Os convidados serão o advogado Paulo Lago e a banda de reggae Jah Bless. O projeto tem entrada gratuita e a coordenação pedagógica do Instituto Brasileiro de Cultura e Turismo (IBEC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário