quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TPI fará da Biblioteca Pública espaço multicultural de Ilhéus



O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) aguarda a liberação do prédio da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho pela Prefeitura para transformá-la em espaço multicultural. O grupo pretende agregar ao local atividades de teatro, cinema, música, dança e debates, além de cursos e oficinas artísticas. “Nosso projeto é que a biblioteca coexista harmonicamente com as demais atividades, inclusive com isolamento acústico”, adiantou o diretor do TPI, Romualdo Lisboa. 

O grupo ilheense quer seguir exemplos de sucesso como da Biblioteca Central dos Barris, que agrega o Espaço Xisto Bahia, em Salvador, e do Centro de Cultural São Paulo, que reúne cinema, música, literatura, dança e demais manifestações artísticas. O prédio histórico onde também funcionou do antigo Grupo Escolar General Osório deverá passar por adaptações arquitetônicas. O projeto será conduzido pelo arquiteto Carl Von Hauenschild, que traz em seu currículo obras importantes, como as reformas dos teatros Castro Alves e Vila Velha, na capital baiana. 

O ator ilheense Fábio Lago, que é destaque no cinema internacional e na televisão, comemorou ao saber do convênio entre o governo municipal e o Teatro Popular de Ilhéus para ocupação e dinamização da Biblioteca Pública. “Os ilheenses precisam abrir a cabeça para ver o novo. O grupo faz um trabalho sério e importante para a cultura regional. Biblioteca e teatro juntos podem conviver tranquilamente. Será a união do conhecimento e da arte”, declarou o artista que iniciou sua carreira junto a vários atores do TPI. 

A bibliotecária e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Eliane Sabóia, também aprovou a futura ocupação do prédio histórico pelo grupo teatral. “O Teatro Popular de Ilhéus tem feito um trabalho muito bom ao longo desses anos no cenário cultural”, afirmou. Ela ainda sugeriu que, quando a Biblioteca voltar ao prédio, seja ocupado o andar térreo. “Cada metro cúbico de livros pesa cerca de 800 quilos, o que sobrecarrega a estrutura de madeira do piso. E pessoas com deficiência poderão ter acesso facilitado ao acervo”, complementou a professora. 

O prédio da Biblioteca Pública está fechado desde fevereiro de 2011, devido a problemas estruturais. O acervo de quase 35 mil livros está disponível em um imóvel alugado pelo governo municipal. A Prefeitura está finalizando a reforma do espaço, que voltará a funcionar como biblioteca, agregado às demais atividades promovidas pelo TPI. O plano de trabalho para os próximos três anos prevê mais de seis mil horas de cursos e oficinas e exibição de 144 filmes. Também serão realizados 32 debates, 90 curtas-metragens, 18 encontros com escritores regionais e mais de 200 espetáculos de teatro, música e dança. 

A ocupação do antigo General Osório pelo Teatro Popular de Ilhéus foi sinalizada através da assinatura do Protocolo de Intenções junto ao Governo Municipal, que prevê o termo de permissão de uso do espaço pelos artistas por 20 anos. Com isso, o local continua pertencendo ao município, contudo, será gerenciado pelo grupo cultural, que ficará responsável pela guarda e manutenção do acervo da Biblioteca, pagamento de energia elétrica, água, telefone e funcionários. 

A direção do TPI observa que o oferecimento de ocupação do prédio histórico foi sugestão do governo municipal e que, antes de transferirem sua sede para o local, irão consultar o candidato a prefeito eleito. “Caso o próximo gestor não tenha interesse em manter o convênio, nosso grupo buscará um novo espaço, já que, os proprietários da Casa dos Artistas, onde estamos instalados há 10 anos, não renovaram o contrato de aluguel e solicitaram a desocupação do imóvel até o final deste mês”, ressalta Lisboa.

Nenhum comentário: