quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ponto de Cultura do TPI e Uesc oficializam parceria para atividades

Araripe Jr, Pola Ribeiro e Joana Fialho

O Ponto de Cultura do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e o Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) oficializaram a parceria para difusão, capacitação e produção de obras audiovisuais. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (23), na Casa dos Artistas, com a participação especial dos cineastas baianos Araripe Jr. e Pola Ribeiro. 

Para o ilheense Araripe Jr., o cineclubismo é a palavra-chave para que o audiovisual seja um instrumento de inclusão social e incentivo à produção. “É importante também que assistam as obras do cinema brasileiro para que conheçam a história, construam referências e reconheçam o país”, ressaltou o premiado cineasta, diretor de programação e conteúdos da TVE Bahia. 

Pola Ribeiro afirmou que a criação de parcerias é o caminho para incentivar a produção audiovisual. “É preciso haver comunicação. A sociedade só existe com comunicação para alcançar um modelo democrático”, declarou o diretor do diretor do Instituto de Radiofusão Educativa da Bahia (Irdeb). Ele ainda fez uma provocação para que o Núcleo de Produção Audiovisual do TPI e Uesc assinassem um convênio também com o Irdeb. 

Romualdo Lisboa, prof. Dirceu Alves e Emiron Gouveia
Além dos cineastas consagrados, representando a Uesc, estiveram presentes os professores Dirceu Alves, Marlúcia Rocha e o gerente de laboratórios da Uesc, Emiron Gouveia. O ex-aluno do curso de Comunicação Social, Henrique Filho, não compareceu pessoalmente, mas gravou uma mensagem em vídeo. Na mesma noite, foi exibida a série de curtas-metragens “Encena”, produzida pelos acadêmicos da TV Uesc. 

Segundo o diretor do TPI, Romualdo Lisboa, a Uesc sempre foi uma incentivadora desde o início do Núcleo de Produção Audiovisual, que é o Ponto de Cultura. “Recebi o telefonema da reitora, Adélia Pinheiro, parabenizando pela iniciativa. Em pouco tempo, o convênio será juridicamente oficializado, mas ele já acontece de fato”, declarou. 

O gerente de laboratórios, Emiron Gouveia, disse que a parceria com o Teatro Popular de Ilhéus foi uma alegria. Ele relatou que foram anos de luta para divulgar os materiais produzidos pelos alunos da Uesc, que estavam arquivados em gavetas. “A partir de agora, os vídeos dos acadêmicos e de produtores regionais serão exibidos no Cineclube Équio Reis todas as terças-feiras”, informou a coordenadora do Ponto de Cultura, Joana Fialho. 

Na oportunidade, o membro da Comissão Organizadora das Eleições dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, Elson Rosário, esteve presente falando sobre a eleição dos representantes para as classes artísticas do estado. Ele orientou que os interessados em participar do pleito se informem mais no blog: http://colegiadossetoriais.blogspot.com.br/. 

As ações da parceria entre a Uesc e o Núcleo de Produção Audiovisual do TPI, começaram antes, nos últimos dias 21 e 22. Foi realizada a primeira fase da Oficina de Produção Audiovisual com aulas sobre captação de imagens e iluminação, ministradas pelos técnicos da Universidade. Nas próximas etapas, que acontecem neste sábado e domingo, serão abordados som direto e roteiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

ótima iniciativa! Um dúvida a respeito dos projetos áudio-visuais.. Que poderá participar desses projetos? Abraços.