quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TPI e Casa dos Artistas integram programação do FilteBahia 2012

"O Inspetor Geral" estará nos dias 1º e 02 às 16h na Sala do Coro do TCA - foto José Nazal

A Casa dos Artistas e o Teatro popular de Ilhéus (TPI) fazem parte da programação do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2012. Entre os dias 1º e 09 de setembro, diversas atividades artísticas do espaço cultural ilheense farão parte do evento internacional cuja sede é Salvador. Além disso, o TPI vai à capital baiana apresentar a comédia O Inspetor Geral. A peça estará em cartaz na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), no sábado e domingo (1º e 02) às 16 horas. 

A quinta edição do FilteBahia terá 33 espetáculos e 65 apresentações em 14 espaços de Salvador e também no interior do estado, em Ilhéus, Feira de Santana, Santo Amaro e Lauro de Freitas. O evento reunirá grupos e pesquisadores teatrais nacionais e internacionais, como México, Colômbia, Chile, Argentina, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. 

Na Casa dos Artistas de Ilhéus, a programação que integra o FilteBahia 2012 é a seguinte: No sábado (1º) às 17 horas, estará em cartaz Homens ajudam homens?, do Grupo Teatral Maktub. No dia 07, às 20 horas, o Grupo Vozes apresenta Berro D’Água. No dia 08, às 10 horas, será a vez do musical infanto-juvenil Lendas da Lagoa Encantada, da Cia. Boi da Cara Preta. 

Duas oficinas oferecidas na Casa dos Artistas também estão na programação do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia. A primeira será a de Iniciação às Técnicas de Clown, ministrada por Fábio Nascimento, diretor do Grupo Teatral Makutb. As atividades acontecerão nos dias 03 e 04 das 9 horas ao meio-dia. A segunda oficina chama-se Derivas Cartográficas e será oferecida pelo Coletivo TeiaMUV, de Salvador. Ela acontecerá nos dias 07 e 08 às 14 horas e tem o objetivo de experienciar transformações no ambiente a partir dos diversos sentidos. 

A programação ilheense do FiteBahia inclui ainda a intervenção Nave Pirata do Coletivo TeiaMUV. A partir das 16 horas dos dias 07 e 08, em frente à Casa dos Artistas, um carrinho de café adaptado com sistema de som, luz e vídeo conduzirá o público a perceber novos olhares sobre pequenas manifestações que formam a identidade cultural. 

Para o diretor do TPI e coordenador da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa, a participação ilheense no Festival será algo muito proveitoso. “O evento não ficou centrado apenas na capital e abre espaço para grupos teatrais do interior de alta qualidade. Com isso, ganham os artistas, através do intercâmbio com profissionais de várias partes do Brasil e do mundo, e também o público, que poderá conferir excelentes espetáculos a preços populares”, declarou. Os ingressos para todas as montagens do FiltBahia serão vendidos a R$ 10 e R$ 5.

Nenhum comentário: