sexta-feira, 22 de junho de 2012

Teodorico nos Assentamentos chega à décima apresentação



O assentamento de Pancada Grande foi a décima comunidade visitada pelo projeto Teodorico – Circulação em Territórios de Assentamentos. A apresentação da comédia foi na noite da última terça-feira (19), durante o encerramento da capacitação em técnica rural sustentável promovida pela Coopercentrosul, entidade parceira da iniciativa. “O pessoal se envolveu com a peça. Ajudou o povo a refletir, mesmo dando muitas risadas”, declarou o produtor local, Josélio Cirilo de Jesus, o popular Pio. 

Teodorico Majestade foi encenado no pátio da escola do assentamento. As cadeiras separadas para o público não deram conta da quantidade de pessoas que se interessaram em assistir a montagem. Alguns ficaram de pé e, os que estavam mais atrás, subiram em bancos para não perder nenhum detalhe do espetáculo. 

Antes da apresentação, o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa, esclareceu as motivações do projeto. “Nosso partido é a arte. Não somos ligados a qualquer grupo político. Queremos, sim, através do espetáculo, provocar as pessoas, para que pensem antes de ir às urnas e saibam cobrar quem elegeu”, explicou. 

Enquanto os adultos se divertiam com as confusões do prefeito Teodorico, as crianças foram acomodadas em uma sala de aula para ver desenho animado. Já que a classificação indicativa da peça é 14 anos, o Cineclube infantil foi idealizado para divertir também os pequenos, ao mesmo tempo em que seus responsáveis assistem à comédia. 

A turnê pelos assentamentos sulbaianos está inspirando o Teatro Popular de Ilhéus para sua próxima montagem. O grupo contará a história da revolta dos escravos do Engenho de Santana, ocorrida no século XIII, no Rio do Engenho. “Queremos conhecer histórias reais de resistência, dialogar com pessoas que enfrentaram conflitos e superam desafios no seu cotidiano”, afirmou Romualdo Lisboa. 

Em Pancada Grande, o elenco de Teodorico Majestade pôde conhecer a luta dos assentados. O processo para emissão de posse durou cerca de um ano e rendeu conflitos com a polícia e ordens de despejo. Em 1997, o INCRA cedeu a área para as 48 famílias de pequenos agricultores que têm a banana da terra como uma das principais fontes de renda. “A comunidade vive do que produz. De vez em quando, recebe algum oportunista querendo se aproveitar do nosso voto. O teatro serviu para abrir a mente do público. Temos que nos valorizar, não eleger outros Teodoricos”, disse José Alves Ferreira, o Bubu.

Acompanhe essa jornada, acessando: http://teodoricomajestade.blogspot.com.br

Nenhum comentário: