quarta-feira, 14 de março de 2012

FILMAGENS NA LAGOA ENCANTADA SÃO CONCLUÍDAS

Foto: Mila Carillo

No último sábado no distrito de Castelo Novo, onde encontra-se a Lagoa Encantada, aconteceu a filmagem para as projeções de imagem que comporão o espetáculo "As Lendas da Lagoa Encantada". A equipe chegou na penumbra, tendo um melhor aproveitamento da capturação de imagem com o raiar do sol e ainda contou com a boa receptividade e participação do povo local. Jorgelherson de Ilhéus faz a seguinte declaração sobre a Lagoa:

"A Lagoa Encantada está envolvida por uma Área de Proteção Ambiental. Além da paisagem formada por um espelho d'água de 6,4 km2 - cercado por fazendas e mata nativa, um espetáculo natural desperta a curiosidade e a imaginação: as ilhas flutuantes que se movem de uma margem à outra da lagoa, ao sabor dos ventos e da correnteza formada pelo ribeirões que a alimentam, como Lagoa Pequena e Serrapilheira. Conhecida no passado como "Lagoa de Ilhéus", guarda as mais interessantes lendas que fazem parte do folclore ilheense, devido à presença dessas ilhas flutuantes que parecem transformar-se em seres místicos, a exemplo do "lobisomen" e da "mula sem cabeça". O poeta Cyro de Mattos retrata a Lagoa como "encantada porque nela existe uma cidade submersa, com navios iluminados e até galos clarinetam na madrugada (...) ilhas se movem, o vento inventa uma música de harpa (...). Os moradores mais antigos dizem que a lua deita e a noite encanta, quem pescar na logoa nunca mais retorna". Além desses mitos, a lagoa, na realidade, já abrigou peixes-boi que foram dizimados com arpões."

Foto: Mila Carillo

Uma das cenas filmadas na Lagoa mostra o Nego d'Água (Ed Paixão), que como o saci pererê, brinca de dar sustos a todos que encontra vagando pelas margens do rio e o menino Sozí que é a única esperança para salvar a natureza. Os dois personagens se encontram e enveredam-se pela mata para reunirem-se com a Mãe d'Água", uma espécie de Iemanjá munida do poder do encantamento das sereias. A direção de filmagem é de Flávio Rebouças, assistente de direção, Mila Carillo e roteiro de Romualdo Lisboa.

O espetáculo é patrocinado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Edital Manoel Lopes Pontes - Apoio à montagem de espetáculos de teatro no estado da Bahia.  Texto de Romualdo Lisboa, músicas de Elielton Cabeça, figurinos de Justino Vianna e direção de Tânia Barbosa. Elenco: Antônio Melo, David Melo, Dandara Duarte, Ed Paixão, Elisa Serafim, Fábio Nascimento, Geisa Pena, Guilherme Matos, Márcia Mascarenhas, Monise Novaes, Pablo Lisboa e Ruan Lisboa. 

O espetáculo estréia nesta sexta-feira, às 20 horas na Casa dos Artistas, seguido de mais duas apresentações no sábado às 17 e 20 horas. Confira abaixo o slide de fotos das filmagens, tiradas pelas lentes de Mila Carillo.

Nenhum comentário: