sexta-feira, 16 de março de 2012

COMPANHIA BOI DA CARA PRETA ESTRÉIA O MUSICAL: LENDAS DA LAGOA ENCANTADA



Um desafio empolgante! Esse é o lema da Companhia Boi da Cara Preta (grupo residente da Casa dos Artistas), que não mede esforços e talento no seu mais novo espetáculo: Lendas da Lagoa Encantada.

Fundada em 2006, a companhia se dedica à retomada das manifestações e elementos da identidade cultural da região cacaueira. O elenco é formado por crianças e adolescentes, e constitui o núcleo infanto-juvenil do Teatro Popular de Ilhéus.

Em sua nova montagem, a Cia Boi da Cara Preta, a partir da tradição e da oralidade, presentes no imaginário coletivo de uma comunidade ribeirinha, decidiu fazer um musical sobre lendas típicas da Lagoa Encantada.

Situada na região norte de Ilhéus, a Lagoa está envolvida por uma Área de Proteção Ambiental (APA). Além da paisagem caracterizada por um imenso espelho d’água de 6,4 km², cercado por fazendas e mata nativa, ela oferece um lindo espetáculo natural que desperta a curiosidade e a imaginação dos visitantes. Ilhas flutuantes se movem entre suas margens, ao sabor dos ventos. Conhecida no passado como “Lagoa de Ilhéus”, ela guarda as mais interessantes lendas que fazem parte do folclore ilheense.

Segundo Tânia Barbosa, diretora do espetáculo, “toda concepção do espetáculo ocorreu a partir de visitas à comunidade da Lagoa. Através das entrevistas, conseguimos material para a montagem, tanto na dramaturgia como na elaboração das cenas. A comunidade participa do espetáculo, como parte do vídeo que foi gravado para ser exibido no palco”.

O musical viaja pelas lendas da Iara, Biatatá, Nego D’agua, Mula sem Cabeça e outras. A peça reúne elementos da contação de estórias e uma interpretação ligada aos brincantes e mestres da cultura popular.

Fazem parte do elenco :  Antônio Melo, Davi Melo, Dandara Duarte,  Ed Paixão, Elisa Serafim, Fábio Nascimento, Geisa Pena, Guilherme Matos, Márcia Mascarenhas, Monise Oliveira, Pablo Lisboa e Ruan Lisboa.

O texto é de Romualdo Lisboa e as músicas de Elielton Cabeça. Produção de Rogério Matos, preparação corporal de Fábio Nascimento, preparação vocal de Antonio Melo, figurino de Justino Vianna e a direção de Tânia Barbosa.

Vale destacar a grande contribuição do livro “As Lendas da Lagoa Encantada e o Imaginário Popular”, do professor Reinaldo Soares, fonte de pesquisa importantíssima na elaboração da pesquisa cênica.

O patrocínio é da Fundação Cultural do Estado da Bahia, através do Edital Manoel Lopes Pontes - Apoio à montagem de espetáculos de teatro no Estado da Bahia.

Livre para todas as idades, o espetáculo ficará em cartaz na Casa dos Artistas, nos meses de março e abril, às sextas-feiras (20h) e aos sábados em duas sessões (17 e 20 horas). Valor do ingresso R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).

A Casa dos Artistas fica na Rua Jorge Amado, nº 39, centro de Ilhéus.

Nenhum comentário: